No dia 17 de julho, o Grupo de Trabalho de trânsito se reuniu com o ex-diretor presidente do DETRAN/SP, Daniel Annenberg, na sede do SinPsi, para discutir e encaminhar pautas de 2013, que tinham ficado pendentes durante os debates ocorridos no próprio DETRAN. Estiveram presentes as diretoras do SinPsi Cristiane Carneiro e Valdeluce Maia; a psicóloga Francinilda Lima; o sociólogo e economista Marcos Bonel; e dois convidados psicólogos do trânsito, Leonel Chamlet e Cristina Deyrmendjian.
Na ocasião, algumas questões sobre Divisão Equitativa no interior de São Paulo foram esclarecidas: neste momento, não será feita por intermédio de empresas contratadas, permanecendo, por determinado período, o procedimento manual. Entretanto, está em fase de estudo a divisão eletrônica pelo CIRETRAN.
Uma semana depois, dia 28, a psicóloga e diretora sindical Cristiane Carneiro esteve no DETRAN/SP com a vice-presidente Neiva Aparecida Doretto; a diretora de Habilitação, Yara Marques; o assessor do gabinete da presidência, Paulo Carro; e a psicóloga Maria Aparecida Tozatto, da Associação de Psicologia de Trânsito (Apsitran), para dar continuidade aos trabalhos. Nas pautas, além da Divisão Equitativa, discutiu-se a necessidade do pagamento dos profissionais psicólogos nas Juntas Psicológicas, a forma de credenciamento para 2015, facilitando o recebimento referente às avaliações para os psicólogos, refletindo assim na qualidade do trabalho.
“As reuniões com o DETRAN serão retomadas esse ano, com a participação das entidades de trânsito e esperamos que possamos ver o fruto dessas discussões o quanto antes”, afirmou Cristiane. “Às vezes parece-nos difícil de esperar algum resultado, porém há muitos anos nem ao menos se discutia qualquer tipo de assunto junto ao DETRAN com tanta frequência e transparência”, pontuou a dirigente sindical.