Notícias

Psicologia comprometida com o SUAS

As etapas da 11ª Conferência Nacional de Assistência Nacional já estão ocorrendo em todo o Brasil. Neste ano, o tema central dos debates é “Garantia de direitos e fortalecimento do SUAS”.

A presença de psicólogas/os nas políticas públicas, em especial da assistência social, é marcante. A Psicologia tem contribuído, ao longo dos anos, com a análise da subjetividade presente nos fenômenos sociais, culturais e históricos que constituem os sujeitos e suas relações.

Por isso, é fundamental que as/os psicólogas/os se façam presentes em todos os debates da Conferência Nacional de Assistência Social, principal fórum de avaliação da política de assistência social e de definição de propostas para aprimoramento do SUAS. As etapas estaduais ocorrem até 20 de outubro e a etapa nacional, de 5 a 8 de dezembro em Brasília (DF).

A partir desta semana, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) vai divulgar uma série de cinco vídeos com depoimentos das psicólogas Fabiana Itaci, Célia Zenaide e Andrea Esmeraldo – conselheiras e integrantes da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas) – sobre o tema principal e os eixos da 11ª Conferência Nacional de Assistência Social. O objetivo é convidar psicólogas e psicólogos de todo Brasil a se envolverem mais de perto nesta mobilização nacional em defesa das políticas públicas de assistência social.

Você também pode fazer parte desta ação. Grave um vídeo contando sua experiência nas etapas da 11ª Conferência Nacional de Assistência Social e compartilhe nas redes sociais com as hashtags #SUASporDireitos e #PsicologianoSUAS

No vídeo que você vê clicando aqui a psicóloga Fabiana Itaci, membro do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas), fala das dificuldades que o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem enfrentado nos últimos anos, em especial com a redução drástica do orçamento para a área.

No outro vídeo (veja clicando aqui), Fabiana convida psicólogas e psicólogos de todo o Brasil a refletir a respeito do Eixo 1 – Equidade como paradigma para gestão dos direitos socioassistencias e se envolver mais de perto na mobilização nacional em defesa das políticas públicas de assistência social.

Deixe um comentário