Notícias

Psicologia presente na 1ª Marcha Nacional Contra Homofobia

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira, dia 19, a 1ª Marcha Nacional Contra a Homofobia, em Brasília. Organizada pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), a marcha percorreu a Esplanada dos Ministérios e parou em frente ao Congresso Nacional.

Na concentração, iniciada às 9h, foi realizado o 1º Grito Nacional pela Cidadania LGBT e Contra a Homofobia, que reuniu cerca de 1300 pessoas. Às 10h20, foi iniciada a Marcha pelo lado sul da Esplanada dos Ministérios, onde mais de 2 mil manifestantes marcharam exigindo os seus direitos básicos de cidadania.

Objetivos da 1ª Marcha Nacional Contra a Homofobia:
• Exigir das autoridades brasileiras a garantia do Estado Laico; • Ao poder Executivo, solicitam o cumprimento total do Plano Nacional LGBT;
• Ao poder Legislativo, demandam a aprovação imediata do PLC 122/2006, que diz respeito ao combate a toda discriminação, incluindo a homofobia.
• Ao poder Judiciário, requerem decisão favorável sobre União Estável entre casais homoafetivos, bem como a mudança de nome de pessoas transexuais.

O Conselho Federal de Psicologia e os Conselhos Regionais de Psicologia estiveramna Marcha para dizer que a Psicologia é contra qualquer ato homofóbico e que apóia à adoção por casais homoafetivos.

Toni Reis, presidente da ABGLT, avaliou a Marcha como “um ato histórico que mostra a importância na defesa de políticas de apoio e assistência para quem está presente de todos os lugares do país e, também, quem não pode vir”.

Deixe um comentário