Notícias

Psicologia presente na Conferência Nacional de Educação

A Psicologia está presente na Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontece de 28 de março a 1º de abril de 2010, em Brasília.

Enquanto área de conhecimento e profissão, a Psicologia reafirma seu compromisso com a construção da “Educação para Todos” e leva para a Conae um conjunto de proposições que o Sistema Conselhos de Psicologia, composto por 18 Conselhos Regionais e um Conselho Federal, formulou junto com profissionais que atuam na área de Educação.

“A Conae é um marco importante de mobilização, de abertura para a participação da população, de todos os atores envolvidos com a área de Educação”, avalia a conselheira do Conselho Federal de Psicologia Iolete Ribeiro. Segundo ela, os conselhos de Psicologia comemoram a realização da Conferência, espaço para a discussão do Sistema Nacional de Educação.

Para a presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), Mônica Gianfaldoni, as decisões que forem tomadas na Conferência precisam impactar os cursos de Psicologia. Para ela, o momento é importante para pensar um Sistema Nacional de Educação articulado, no qual o psicólogo possa trazer contribuições. “Sinto-me participando de um momento histórico. É uma Conferência convocada pelo governo, democrática. Temos responsabilidade naquilo que for decidido aqui”, destaca.

As contribuições da Psicologia para a Conae são resultado dos debates realizados durante o ano de 2008, definido como Ano da Educação do Sistema Conselhos de Psicologia, que, em todo o país, mobilizou cerca de cinco mil psicólogos. Para a Conferência, as contribuições foram sistematizadas na cartilha “Contribuições da Psicologia para a Conae”, que pode ser acessada [http://www.pol.org.br/pol/export/sites/default/pol/publicacoes/publicacoesDocumentos/cartilha-CONAE-web_x2x.pdf]aqui[/].

Os debates com a categoria abrangeram temas relacionados às políticas públicas intersetoriais com foco na educação inclusiva, legislação, formação profissional e participação democrática, inserção e prática profissional em instituições escolares e educacionais e inserção da Psicologia no Ensino Médio.

A Conae reúne até a próxima quinta-feira (1º), em Brasília, cerca de 3 mil pessoas, entre gestores, representantes de movimentos sociais, acadêmicos e profissionais da educação. A principal missão do encontro é traçar as diretrizes para o próximo PNE, que vai vigorar de 2011 a 2020 e deve orientar os investimentos em educação e as prioridades do país na área. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da Conae na próxima quarta-feira (31).

Deixe um comentário