Após um ano, às 19h30 do dia 19 de março foram retomadas as reuniões na sede do SinPsi, com pautas relacionadas à Psicologia do Trânsito. Estiveram presentes psicólogos dispostos a dialogar sobre suas realidades, tanto no interior como na capital do estado.
A psicóloga e dirigente SinPsi, Cristiane Carneiro, esclareceu dúvidas e discutiu questões relacionadas à Divisão Equitativa, sendo essa uma diretriz do Detran/SP e do Grupo de Trabalho (GT) de entidades da psicologia, instituído pela portaria 639/13 Detran.
Segundo o órgão, a divisão se dará de maneira igualitária em todos os municípios, requerendo alguns ajustes para capital. Assim, a Divisão Equitativa será implantada em cinco cidades do interior e paulatinamente em outras, até chegar a São Paulo. O cadastro será por CPF do profissional e com horários previamente agendados pelo cidadão. Outros detalhes do projeto foram apresentados e discutidos, algumas vezes sem consenso do grupo, mas debatidos com clareza e argumentações.
Outro tema importante abordado na reunião foi a junta psicológica, sua formação do ponto de vista ético e a dificuldade encontrada para sua formação e disponibilidade dos profissionais.
“Nesse ponto tivemos a colaboração de experiências satisfatórias vividas por colegas do interior, o que foram muito bem vindas. O cumprimento da Resolução sobre Título de especialista foi consenso entre os psicólogos presentes”, conta Cristiane, que, na ocasião, apresentou quatro situações em relação a tema, vividas pelo Detran/SP e suas decisões.
“Gostaríamos de deixar aqui os agradecimentos aos colegas que sempre contribuem nas construções e aos novos presentes. Desta forma, podemos juntos aprimorar o atendimento realizado e obter condições mais adequadas de trabalho na psicologia do trânsito. A ponte entre o Detran e os psicólogos são as entidades representantes da categoria”, finalizou a psicóloga.