Notícias

Psicoterapia é tema para o ano de 2009

Considerada uma prática importante no tratamento de transtornos e sofrimentos psíquico-corporais, a psicoterapia tem na psicologia forte respaldo clínico e teórico. Para discutir o exercício da psicoterapia pelos psicólogos e definir parâmetros mínimos para a atuação da categoria na área, a Assembléia das Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) definiu 2009 como o ano temático da Psicoterapia no Brasil.

Foram definidos pela Apaf três eixos temáticos que devem nortear o Ano: a psicoterapia como campo interdisciplinar, com foco na busca por relações de parceria entre os psicólogos e demais grupos de profissionais que a praticam; a definição de parâmetros técnicos e éticos para a formação dos psicólogos que vão trabalhar com psicoterapia; e a exclusividade do exercício da profissão, sendo que a intenção do Conselho Federal de Psioclogia (CFP) é delinear as competências e qualificações dos psicólogos para esta prática.

Uma das propostas para o Ano da Psicoterapia é realizar Seminários Regionais até agosto para produzir referências em cada eixo temático e preparar contribuições para o Seminário Nacional, que será realizado entre 1 e 3 de outubro de 2009 .

A Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), como parceira do CFP e Conselhos Regionais, deve acompanhar as discussões sobre a formação dos psicólogos-psicoterapeutas durante o Ano da Psicoterapia. A intenção é ampliar o reconhecimento dos profissionais pela sociedade e garantir sustentação teórico-prática de qualidade.

A Associação Brasileira de Psicoterapia (Abrap), também será parceira na discussão do tema do Eixo I – o lugar da psicoterapia como campo interdisciplinar.

Deixe um comentário