Notícias

Racismo, não! Resolução CFP 018/02 completa 15 anos

O racismo na sociedade brasileira tem sido denunciado pelos movimentos negros, pelas pessoas negras, pesquisadoras/es e intelectuais antirracistas em diversas áreas como esporte, educação, produções artísticas, política, saúde dentre outras.

A Psicologia enquanto ciência e profissão tem o enfrentamento ao racismo regulamentado desde 2002, na forma da resolução CFP 018/02, que na data de hoje completa 15 anos. Segundo a resolução, as/os profissionais devem contribuir com seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo. Além disso, as/os psicólogas/os devem respeitar uma série de normas de atuação relacionadas ao preconceito e à discriminação racial, baseadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Convenção Internacional Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, na Constituição Federal e em leis nacionais e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo, considerando que o preconceito racial humilha e a humilhação social faz sofrer.

Nesse contexto, a Psicologia precisa rever suas práticas diante dos efeitos psicossociais do racismo e engajar-se na sua compreensão e na possibilidade de contribuir para uma sociedade equânime e transformar as relações raciais.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, além de convidar a categoria e a população a refletir sobre o tema, convida também a conhecer a Resolução CFP nº 18/2002, que estabelece normas para atuação das psicólogas e dos psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial.

Deixe um comentário