Notícias

Recife receberá a 2ª edição do Seminário Internacional da Ulapsi em julho

CFP compõe entidade que é presidida por uma brasileira

A União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (Ulapsi) realizará entre 3 e 5 de julho, o II Seminário Internacional da Ulapsi – Desafios do contexto Latino-Americano: ética, conhecimento e práticas em Psicologia, no Recife (PE). O evento é uma parceria entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP), Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco 2ª Região (CRP-02) e demais entidades quem compõem a Ulapsi.

O seminário tem o objetivo de promover e intensificar o diálogo entre pesquisadoras(es) e profissionais da Psicologia latino-americana, tendo em vista a consolidação de uma Psicologia crítica, comprometida com a realidade dos países da América Latina e com a produção de referências teóricas, epistemológicas e metodológicas capazes de expressar os processos sociais e históricos que marcam a constituição da subjetividade nesses países.

Para tanto, o seminário contará com espaço para apresentação de trabalhos. As(Os) interessadas(os) terão até o dia 06 de maio para inscrever sua proposta de apresentação. As modalidades são: Mesas Redondas Internacionais, Mesas Redondas, Comunicação Oral, Psicologia na Tela e Tenda Cultura. As inscrições estão abertas para profissionais e estudantes.

Gestão brasileira

A União Latino-Americana de Entidades de Psicologia promoveu, em julho de 2018 em San José na Costa Rica, a sétima edição do Congresso da Ulapsi. No evento, a psicóloga brasileira Inea Giovana da Silva Arioli foi eleita secretária-geral da entidade. Para ela, a importância da eleição deve-se ao fato de o Brasil poder contribuir com as discussões sobre as especificidades da Psicologia latino-americanas.

O Conselho Federal de Psicologia, presente no evento na Costa Rica, promoveu e participou de uma série de atividades, como Psicologia trabalho e condições de vida, formação, afrodescendentes, direitos sexuais e reprodutivos e aperfeiçoamento da publicação científica na América Latina. Outros temas também foram contemplados: realidade LGBTI no continente, memória da Ulapsi, migrações, direito à cidade, democracia e violência, desmantelamento de políticas públicas, Psicologia escolar e educacional, aborto, avaliação psicológica, e povos indígenas, escravizados e excluídos.

Ulapsi

A Ulapsi é um espaço de organização da Psicologia na América Latina. Foi criada em novembro de 2002, em Puebla, no México, para se constituir como uma rede de articulação científica, profissional e acadêmica. Foi fundada para ser uma teia horizontal de entidades de Psicologia e de profissionais latino-americanas(os).

Para mais informações sobre o II Seminário Internacional da Ulapsi acesse http://seminario.ulapsi.org

Deixe um comentário