Nesta quarta-feira (4/7), dia seguinte à audiência pública pela aprovação do Projeto de Lei 3338/08, que regulamenta a jornada de trabalho de psicólogos brasileiros em 30 horas semanais, o relator do PL, Deputado Federal Eleuses Paiva (PSD-SP), apresentou à Comissão de Seguridade Social e Família parecer favorável à aprovação.
O texto lembra que, ao tramitar no Senado Federal, o PL teve estabelecida a redução de jornada máxima de 30 horas, sem redução de salário para a categoria. O relatório ressalta o fato de o profissional de psicologia trabalhar com saúde mental, o que causa angústia e desgaste emocional, caso haja excesso de trabalho.
“Uma jornada de trabalho adequada traduz-se em maior qualidade no atendimento, maior rendimento e aproveitamento do tempo trabalhado. Haverá ganho de produtividade, pois o profissional terá tempo para reciclagem com cursos de formação e capacitação, o que trará benefício à própria empresa, pois a qualidade de prestação de serviço será evidente”, diz o documento.
“Os agravos à saúde dos profissionais da saúde são muito superiores aos da população em geral e, portanto, é urgente que as condições de trabalho sejam melhoradas”, disse o Deputado durante a audiência que levou mais de 200 psicólogos à Câmara Federal, em Brasília, no último dia 3.
Antes do recesso parlamentar, que se inicia dia 17 de julho, o PL das 30 horas será votado.
Acompanhe pelo site, pois em breve disponibilizaremos link para os e-mails dos parlamentares que votarão.
Conheça o histórico da luta pela redução da jornada para psicólogos e psicólogas, clicando aqui.
Para ver a tramitação do PL e ler o relatório na íntegra, clique aqui.