Notícias

Saúde da Mulher será tema de debate na CUT nesta terça (4)

Objetivo é consolidar propostas para a 2ª Conferência Nacional da Saúde da Mulher

Na terça (4), na sede da CUT nacional, trabalhadoras e trabalhadores de todos os ramos e CUTs estaduais se encontrarão na Conferência Livre CUTista, que ocorre na sede da entidade, em São Paulo. O objetivo do encontro é discutir propostas da classe trabalhadora para as etapas municipais, estadual e nacional da 2º Conferência Nacional de Saúde da Mulher que acontece em agosto desse ano.

“A ideia é que as participantes e os participantes reflitam sobre os impactos dos retrocessos desse governo ilegítimo de Michel Temer em âmbito nacional e também dos governos estaduais e municipais na vida e na saúde das mulheres para que possamos consolidar e aprovar um conjunto de propostas prioritárias que levaremos para as Conferências municipais, Macrorregionais, estaduais, distrital e Nacional”, conta a secretária Nacional da Saúde do Trabalhador, Madalena Margarida. “A Conferência Nacional Acontecerá em agosto e precisamos refletir e pautar questões relacionadas a saúde das mulheres no mundo do trabalho”, completa a dirigente.

A atividade que ocorre em São Paulo, é voltada especialmente para as trabalhadoras, mas participarão mulheres e homens das CUTs estaduais e ramos do país. Dirigentes da CUT-SP estarão presentes. 

“As mulheres CUTistas têm participação fundamental nesse processo. São as sindicalistas, que também fazem parte de movimentos sociais, populares e feministas, que irão levantar propostas fundamentais para as trabalhadoras. Temas como creche, saúde da mulher, sexualidade, contracepção e violência já estão na pauta da CUT e agora precisamos ampliar isso pra fora”, explica a Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Junéia Martins Batista.

Serviço

CONFERÊNCIA LIVRE DAS MULHERES TRABALHADORAS DA CUT
4 de abril de 2017, das 13h às 18h
Rua: Caetano Pinto, 575, Brás, São Paulo-SP

Programação

13h às 13:30hs – Recepção e acolhimento

13h30 às 14h – Mesa de Abertura
Ana Lúcia Firmino – Secretária de Mulheres da CUT-SP
João Cayres – Secretário-geral da CUT-SP
Junéia Batista – Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT
Madalena Margarida da Silva – Secretária Nacional de Saúde do Trabalhador da CUT
Sérgio Nobre – Secretário Geral da CUT Nacional
Wagner Menezes – Secretário de Saúde da CUT/SP
Geordeci Menezes de Souza – Coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora – CISTT

14h às 16h – Painel: Impactos das Reformas da Previdência e do Trabalho, do PL da Terceirização e da Proposta de Emenda Constitucional 95 para a vida e a Saúde das Mulheres.
As Reformas da Previdência e do Trabalho e seus impactos na vida e na saúde das mulheres – Camila Ikuda – Técnica do Dieese
O desmonte do Sistema Único de Saúde – SUS e a Terceirização e seus impactos na vida e na saúde das Mulheres – Juliana Cardoso – Vereadora PT/SP
O papel do movimento sindical em defesa da saúde do/a trabalhador/a e da trabalhadora através do controle social – Geordeci Menezes/CISTT-CNS

16h às 16h30 – Leitura do documento apresentado pela organização

16h30 às 17h – Trabalho em grupo

17h às17h30 – Apresentação dos grupos e fechamento das propostas.

18h – Avaliação e encerramento

Deixe um comentário