Notícias

Semana Nacional de Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro

A Semana Nacional de Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro, desde a instituição do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), criado pela a Lei 9.503, promulgada dia 25 de setembro. Esse mesmo dia foi determinado como o dia Nacional do Trânsito.

O artigo 75 do CTB estabelece os temas e os cronogramas das campanhas de âmbito nacional que deverão ser promovidas anualmente por todos os órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, em especial nos períodos referentes às férias escolares, feriados prolongados e à Semana Nacional de Trânsito.

No entanto, neste ano de 2017, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), por meio da resolução 654/17, lançou, ainda no primeiro semestre, o calendário de temas educativos sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito, sendo desenvolvidos durante todos os meses do ano. Em março, tivemos a campanha “Volta às Aulas”. Maio destacou o “Movimento Maio Amarelo”, criado pelo Observatório, com o objetivo de alertar a sociedade dos acidentes nas vias e rodovias brasileiras. Em setembro ganha destaque a Semana Nacional do Trânsito.

O CTB se refere ao trânsito com sendo a circulação de pessoas, animais e veículos em vias públicas ou privadas, com o objetivo de obter um deslocamento ou transporte de uma determinada carga, de modo que o descarregamento e o carregamento dessa carga e das pessoas sejam feitos da maneira mais segura possível.

Simpósio

Assim, por ocasião da semana comemorativa, o grupo “Movimento: a Voz do Trânsito” vai promover o II Simpósio do Vale do Paraíba de Segurança no Trânsito e Prevenção de Acidentes, nos dias 22 e 23 de setembro, durante Semana Nacional do Trânsito.

No Simpósio estarão representados o Conselho Federal de Psicologia (CFP), o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP/SP), o DETRAN/SP e o SinPsi, por meio de sua presidenta, Fernanda Magano.

O Evento acontecerá no Auditório da Faculdade Anhanguera de Pindamonhagaba/SP, à Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso, 1.400, no bairro Alto do Cardoso.

Clique aqui e faça sua inscrição.

Deixe um comentário