Notícias

Semana Nacional do Trânsito debate PL 3267

A Semana Nacional do Trânsito  acontece todo ano desde a implantação da lei,9.503/97. O DENATRAN desenvolve campanhas educativas para chamar atenção da sociedade sobre os benefícios de um trânsito seguro. No entanto, em meio a um momento bastante crítico em relação ao sistema trânsito. Temos atualmente o PL 3267 de 2019 do Poder Executivo que pretende fazer diversas alteraçãoes no código de trânsito, tornando o menos rigoroso. Essa é a questão torna menos rigoroso ou vai na contramão da vida, impactando todo o sistema viário.

Os pontos principais desse PL são a ampliação de cinco para dez anos a validade da CNH para condutores com menos de 65 anos, a não cobrança de multa gravíssima para o não uso  da cadeira para crianças de até sete anos, sugerindo somente uma advertência e outros pontos polêmicos.

No que se referem os peritos em trânsito, psicólogos e médicos, a intenção é de retirar a necessidade das especialidades nas avaliações dos condutores e que essas sejam feitas por qualquer médico ou psicólogo que atenda nos SUS.

Hoje psicólogos e médicos são credenciados pelo órgão de trânsito DETRAN, necessitando de título de especialista e formação continuada.

Ora o PL 3267 esqueceu das especializações! Poderia um procedimento obstétrico ser feito por um oftalmo sem as especializações devidas ou um psicólogo escolar fazer atendimentos com pacientes ontológicos sem o devido conhecimento?

Como deixar anos de trabalho, investimento dos profissionais que atuam na area  apostatando num trânsito mais seguro? Será que usar o argumento de tornar a habilitação mais barata a custas de vidas tem sentido?

Em 10 anos segundo a Abramet 1,6 milhões de feridos em desastres custaram três milhões para o SUS.

O número de acidentes de trânsito vem diminuindo, mas ainda continua sendo a primeira causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos.

Nessa semana do trânsito a intenção é fazer uma reflexão sobre a atuação dos profissionais do sistema trânsito e fazer oposição a qualquer medida ou mudança que deixe o cidadão e as cidades mais expostas ao acidente.

Deixe um comentário