Notícias

Seminário em Santa Catarina abordará os avanços e desafios das políticas públicas para a Psicologia

Para aprofundar reflexões que envolvem a atuação da Psicologia na estruturação de políticas públicas e no enfrentamento da situação social brasileira, o Sistema Conselhos está promovendo seminários em todos os conselhos regionais e por fim realizará um seminário nacional.

Em Santa Catarina o evento regional está marcado para ocorrer nos dias 23 e 24 de setembro, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Este é o primeiro Seminário sobre o tema, promovido pelo CRP-12, com estrutura significativa e que reunirá vários setores. A principal questão é vislumbrar que a Psicologia pode se inserir nas Políticas Públicas por meio da contribuição efetiva dos profissionais, proporcionando assim que a sociedade demande as práticas da nossa profissão.

O objetivo deste Seminário é produzir proposições para o Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas que acontecerá em 2011, por meio da análise dos avanços e desafios das principais políticas públicas no Estado de Santa Catarina a partir do compromisso da Psicologia nesse processo.

Os eventos são organizados pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).

Palestrantes – Nos dois dias de programação estarão presentes várias autoridades e profissionais que atuam com políticas públicas. Além de palestrantes regionais, o Seminário terá a participação de nomes nacionais para debater questões que interessam à Psicologia. Entre os convidados/as está a tesoureira do SinPsi, Fernanda Magano.

As inscrições são gratuitas e estão abertas e devem ser feitas pelo site http://www.crpsc.org.br/?inscricaobus

MAIS INFORMAÇÕES DO EVENTO:

JUSTIFICATIVA
As Políticas Públicas constituem-se em um dever do Estado na garantia dos direitos dos cidadãos em todos os níveis e setores sociais, sendo por meio delas que o Estado regulará e redistribuirá os bens e serviços sociais com vistas à igualdade e à equidade social. Esse processo é permeado pela coexistência de forças conflitantes que representam interesses de diferentes setores e segmentos sociais. Tendo em vista seu objetivo primordial – garantir os direitos dos indivíduos por meio de normas – é fundamental qualificar diferentes atores sociais para a construção efetiva de uma sociedade mais justa e igualitária.

Para aprofundar reflexões que envolvem a atuação da Psicologia na estruturação de políticas públicas e no enfrentamento da situação social brasileira, o Sistema Conselhos está promovendo seminários em todos os conselhos regionais e por fim realizará um seminário nacional.

Este é o primeiro Seminário sobre o tema, promovido pelo CRP-12, com estrutura significativa em Santa Catarina que reunirá vários setores. Nacionalmente já foram realizados eventos importantes, como os seminários promovidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Em 2009 ocorreu o V Seminário Nacional Psicologia e Políticas Públicas: Subjetividade, Cidadania e Políticas Públicas, durante o 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia (Conpsi).

A principal questão é vislumbrar que a Psicologia pode se inserir nas Políticas Públicas por meio da contribuição efetiva dos profissionais, proporcionando assim que a sociedade demande as práticas da nossa profissão.

OBJETIVO
Produzir proposições para o Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas que acontecerá em 2011, por meio da análise dos avanços e desafios das principais políticas públicas no Estado de Santa Catarina a partir do compromisso da Psicologia nesse processo.

EIXOS TEMÁTICOS
– Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP): atuação profissional e construção de referências.
– Ética e Direitos Humanos: ética profissional e defesa de direitos na atuação do Psicólogo nas políticas públicas.
– Conferências Nacionais: contribuição da Psicologia nestas instâncias do controle social. Contribuição das conferências para a construção de políticas públicas.
– Controle Social: participação da categoria nos conselhos municipais e do CRP-12 nos conselhos estaduais de controle social.

Deixe um comentário