Notícias

SEPPIR promove debate sobre o tema Desenvolvimento e Mulher Negra

Evento acontece na terça-feira, 7 de maio, com duas mesas redondas que terão como palestrantes Sueli Carneiro (Geledés) e Guacira César (CFEMEA). A ministra Luiza Bairros participa da abertura. O seminário terá transmissão on line pelo link: www.aids.gov.br/mediacenter

‘Desenvolvimento e Mulher Negra’ é o tema do seminário que a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR) promove, na próxima terça-feira, 7, em São Paulo-SP. O evento acontece de 9h às 18h, no Auditório da Associação dos Advogados de São Paulo (R. Álvares Penteado, 151, Centro). Para se inscrever, os interessados devem enviar  nome, telefone e órgão ou entidade, para o endereço eletrônico eunice.moraes@seppir.gov.br.

A abertura do seminário terá a presença da ministra da SEPPIR, Luiza Bairros e de representantes do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal, da Assembléia Legislativa, do Tribunal de Justiça e do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR).

A programação inclui duas mesas redondas, moderadas por Mônica Oliveira, diretora de Programas da SEPPIR, e Matilde Ribeiro, secretária adjunta da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da cidade de São Paulo. A primeira acontece a partir de 10h e tem como palestrante a doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Sueli Carneiro, que é diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra.

Às 14h30, tem início a segunda mesa redonda, com a palestra da socióloga Guacira César de Oliveira, do Colegiado de Gestão do Centro Feminista de Estudos e Assessoria – CFEMEA.

A programação segue com o debate, às 16h, e os encaminhamentos às 17h. O encerramento acontece às 18h.

Tempo real

Haverá transmissão ao vivo pela Internet no link www.aids.gov.br/mediacenter, por meio do qual o internauta poderá também enviar mensagens e perguntas. Grupos de estudantes, militantes do movimento negro e de servidores de organismos de promoção da igualdade racial estão se reunindo em todo o país para acompanhar os debates virtualmente.

Evento preparatório

O Seminário é o quarto de uma série de discussões que acontece em todo o Brasil, com o objetivo de promover a reflexão e o diálogo sobre inclusão racial no país. O evento já aconteceu em Brasília-DF, Salvador-BA e Recife-PE e integra a programação comemorativa dos dez anos de criação da SEPPIR e a etapa preparatória para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – III CONAPIR, que acontece de 5 a 7 de novembro, em Brasília, com o tema Desenvolvimento e Democracia por um Brasil Afirmativo.

Agenda

Em maio, a SEPPIR realiza outros dois seminários.  Em Belém do Pará, no dia 17, o debate é sobre ‘Territórios Tradicionais Negros: Desenvolvimento e Enfrentamento ao Racismo’. Para discutir ‘Oportunidades para a Juventude Negra’, Porto Alegre sedia o último evento da série, no dia 24.

Deixe um comentário