Notícias

Sesc Jundiaí tem programação especial sobre Arthur Bispo do Rosário e Leonilson

A unidade do SESC em Jundiaí, inaugurada em abril deste ano, convida psicólogas a psicólogos a visitarem a exposição “Arthur Bispo do Rosário e Leonilson: Os Penélope”. A mostra reúne 50 obras dos dois artistas brasileiros e inaugura a área de exposições da unidade.

Com curadoria de Ricardo Resende e recursos de acessibilidade para o público com deficiência visual e auditiva, a exposição faz referência à Penélope, uma personagem mitológica da Odisseia, cujas características giravam em torno dos atos de tecer e esperar. Em cartaz até 26 de julho, oferece opção de visitas monitoradas.

Bispo e Leonilson, ambos consagrados artistas brasileiros, utilizavam a costura como parte de seus processos de criação, incorporando-a como um dos elementos predominantes de sua produção. A mostra traz para Jundiaí aproximações entre suas obras, por meio de cerca de 50 trabalhos.

Confira a programação:

Ciclo Desvendando os Penélope: Arthur Bispo do Rosário e Leonilson

15/7, quarta-feira, às 19h: sessão de cinema com o filme “A paixão de José Leonilson”, seguida de bate-papo com o diretor

16/7, quinta-feira, às 17h: visita monitorada à exposição, seguida de sessão de cinema às 18h30, com os filmes “O prisioneiro da passagem” e “O senhor do labirinto”. Depois, bate-papo com diretores dos filmes

17/7, sexta-feira, às 17h: visita monitorada à exposição, seguida da mesa redonda de literatura, às 19h, “Arte e loucura: processos de criação e produção de subjetividade”. Com Elisabeth Araújo (pós-doutora pela University of the Arts/London), Frederico Moraes (autor do livro “Arthur Bispo do Rosário – Arte Além da Loucura”) e Marta Dantas (autora do livro “Arthur Bispo do Rosário: A Poética do Delírio”)

18/7, sábado, às 14h: visita à exposição mediada por Frederico Moraes, autor do livro “Arthur Bispo do Rosário – Arte além da loucura”. Às 15h, mesa redonda com Ricardo Resende (curador da exposição) e Suely Rolnik (psicanalista e crítica de arte) no espaço Tecnologia e Arte, sobre “Delírio como poética: a palavra bordada em Arthur Bispo do Rosário e Leonilson”.

19/7, domingo às 18h: Espetáculo teatral “Projeto Bispo: tratados como bicho, comportam-se como um”, com a Companhia O Coletivo.

Todas atividades são gratuitas e é possível solicitar transporte ao SESC Jundiaí, sob agendamento prévio pelo e-mail agendamento@jundiai.sescsp.org.br/.

Saiba mais, clicando aqui.

Deixe um comentário