A Cerimônia acontece nesta sexta-feira (13mai), às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. A presidente do Sinpsi, Fernanda Magano, é uma das convidadas
Fonte: Câmara Federal
Os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil serão homenageados pela Câmara dos Deputados em sessão solene nesta sexta-feira (13), às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. A cerimônia celebra as contribuições da Psicologia à sociedade brasileira ao longo das últimas seis décadas e será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara e pelas redes sociais do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
A presidente do SinPsi, Fernanda Magano, será uma das participantes do evento, que o sindicato também irá retransmitir pela sua página no Facebook.
“Considerando que a Psicologia presta um inestimável e fundamental trabalho à sociedade, reconhecemos que é mais do que justo e necessário homenagearmos todas as psicólogas e psicólogos do Brasil, como forma de se valorizar esses profissionais”, destaca o requerimento para a realização da homenagem, de autoria da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), psicóloga de formação.
A Psicologia chegou ao país no início do século XX. No entanto, foi regulamentada como profissão a partir da publicação da Lei nº 4.119, em 27 de agosto de 1962, pelo presidente João Goulart. Em 1971, por meio da Lei nº 5.766, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia – que constituem o Sistema Conselhos de Psicologia.
Atualmente, são mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o território nacional, o que faz do Brasil o país com o maior número de profissionais da Psicologia em todo o mundo. A atuação está nas clínicas, nas políticas públicas da saúde, da assistência social, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes e em todos os contextos de cuidado à saúde mental.