Notícias

Setembro Amarelo: abrace esta campanha!

O SinPsi convida a categoria a abraçar a campanha Setembro Amarelo, que conscientiza a população sobre a importância da prevenção do suicídio, tomando como mote o 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) há duas ou três décadas eram rodeadas de tabus e viam o número de suas vítimas aumentando. Foi necessário o esforço coletivo para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário. 

Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta, bem como a de um profissional de Psicologia.

Pobreza e desigualdade

A maior incidência de suicídio ocorre em populações jovens, idosas, grupos socialmente vulnerabilizados ou violentados, como é o caso da população indígena. Além dos dados que indicam a maior ocorrência nos países marcados pela pobreza e pela desigualdade, que alertam para a necessidade da responsabilização e comprometimento coletivo para o enfrentamento das condições relacionadas ao suicídio.

O grande desafio que atravessa as ações de prevenção, atenção e cuidado aos casos de suicídio aponta para a necessidade de transformação das condições de vida e existência das pessoas, num compromisso para que todas elas tenham como horizonte e possibilidade a construção de uma vida digna.

Comprometimento

A Psicologia está diretamente comprometida com esse desafio. Como ciência e profissão é capaz de analisar e intervir na realidade a partir dos processos subjetivos, além de contribuir para reflexão crítica e a implicação coletiva em relação a essa questão. Também de oferecer aportes para a análise da dimensão singular e coletiva que constitui o suicídio – uma urgência em nossa sociedade.

Nesse sentido, convocamos toda a categoria a participar da campanha Setembro Amarelo, levando para os diversos campos de suas atuações os subsídios que possam contribuir com a prevenção do suicídio.  

O sindicato acredita que é possível falar sobre a questão do suicídio nos diversos espaços e qualificar as intervenções para a garantia da saúde mental da população.

O Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa.

Deixe um comentário