Notícias

Simpósio sobre desenvolvimento social reunirá no Brasil especialistas de quatro continentes

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove, entre os dias 5 e 7 de agosto, em Brasília (DF), Simpósio Internacional Sobre Desenvolvimento Social. O encontro acontece no Brasília Alvorada Hotel e terá a participação de palestrantes da Europa, África, Ásia e América. O objetivo do evento é analisar os avanços e desafios encontrados pelos países emergentes na superação da pobreza e da desigualdade, além do papel que as nações vêm desempenhando para melhorar as condições de vida de suas populações.

Um dos participantes do continente europeu é o professor de economia Guy Standing. Docente na Universidade de Bath, Reino Unido, e autor de vários livros, entre eles “Promoting Income Security as a Right: Europe and North America”, lançado em 2005. Standing já integrou a equipe da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e no estará presente no painel “Pobreza, Desigualdade e Vulnerabilidade Social frente à Crise” do Simpósio, no dia 6 de agosto.

O professor Standing debaterá com Vivienne Taylor, da Universidade da cidade do Cabo, na África do Sul. Vivienne leciona no Departamento de Desenvolvimento Social. Em 2000, como assessora especial do ministro do Bem Estar Social, foi chamada a coordenar a “Comissão de Inquérito para um Sistema Global de Seguridade Social”, que se tornou conhecido como a Comissão Taylor. Este comitê propôs a introdução de uma gratificação básica universal, independente de condição social, garantindo uma renda mínima a cada cidadão sul-africano. Esta política de seguridade social deu direito a pensões, aposentadorias, seguro desemprego e financiamento do acesso à saúde e tirou seis milhões de pessoas da linha de pobreza.

Também no segundo dia de Simpósio, pela manhã, o catedrático, diretor do Instituto de Governo e Políticas Públicas da Universidade Autônoma de Barcelona e autor do livro Pobreza e exclusão social: uma análise da realidade espanhola e européia, Joan Subirats, participa do painel Promover o Desenvolvimento Social no contexto da Crise: Desafios para o Estado e as Políticas Públicas.

Na tarde do mesmo dia, o painel Pobreza e desigualdade em áreas metropolitanas: dimensões e perspectivas para a inclusão social terá entre seus debatedores William Cobbett, diretor-geral da Cities Alliance, rede global de cidades, criada em 1999, que visa melhorar as condições de vida nas favelas e assentamentos precários com enfoque na participação e na abordagem territorial e integral. Outra participante será Raquel Rolnik, urbanista com doutorado pela Universidade de Nova Iorque e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Foi Diretora de Planejamento da cidade de São Paulo e secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades entre 2003 e 2007. Rolnik é autora de livros e artigos sobre a questão urbana e publicou recentemente os trabalhos: A Construção de uma Política Fundiária e de Planejamento Urbano para o País Avanços e Desafios (2006) e Democracia no fio da navalha: limites e possibilidades para a implementação de uma agenda de reforma urbana no Brasil (2009). Atualmente, ela atua como relatora internacional do direito à Moradia Adequada do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao final do dia, o painel A Proteção e Promoção Social em Países em Desenvolvimento: tendências e novas perspectivas face à Crise terá a participação de Santosh Mehrotra. Com Ph.D. pela Faculdade de Economia e Política da Universidade de Cambridge, Mehrotra trabalhou por 15 anos para a ONU. Atualmente desenvolve suas atividades na Comissão de Planejamento do Governo da Índia. Sua área de atuação se dá principalmente em políticas macro-econômicas e análise econômica dos setores sociais.

Para mais informações, o MDS disponibiliza o endereço eletrônico www.mds.gov.br/simposio, os telefones (61) 3433 –2080 /3433-2081 e o e-mail secretariasimposio@mds.gov.br. O público do simpósio é formado por representantes do Governo Federal e demais poderes da República, pesquisadores brasileiros e internacionais, representantes da sociedade civil organizada e convidados estrangeiros.

Deixe um comentário