Notícias

Sindsaúde SP prepara 11º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras

Com o tema “O SUS que temos e queremos e o Sindicato que temos e queremos”, a Direção do SindSaúde-SP convida os trabalhadores e as trabalhadoras da saúde pública no Estado de São Paulo a participarem de forma efetiva do 11º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sindsaúde-SP: ouvir os trabalhadores para avançar na luta por mais saúde pública, com um sindicato mais forte e atuante nos locais de trabalho.

Este ano de 2015 nos traz muitos desafios!  Além do nosso Congresso, temos a Campanha Salarial e, principalmente, é o ano em que teremos as Conferências Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde.

Por isso, temos que olhar esse nosso calendário de forma integrada, isto é, congresso + campanha salarial + conferências de Saúde. A somatória desse calendário deverá potencializar a nossa luta para:

fortalecer o SUS como uma gestão pública competente, de qualidade e democrática, tanto em nível estadual, como nos municípios;

ampliar os nossos direitos, como a data-base;

melhorar a qualidade de vida e no trabalho de todos trabalhadores e trabalhadoras da Saúde;

ampliar e qualificar a nossa participação nos Conselhos e Conferências de Saúde, articulando-nos com os diversos segmentos da sociedade ainda excluídos do Direito a Saúde Pública de qualidade como as mulheres, a população negra, os idosos, a população indígena, a juventude, as pessoas com deficiência, e a população LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros) etc.;

unir todos os trabalhadores e trabalhadoras da Saúde Pública e não-Pública, bem como de todas as categorias que nela trabalham em torno da luta por  mais SUS = mais saúde para a população e menos transferência de dinheiro público para a indústria da medicina

Frente a esses e muitos outros desafios é que preparamos um Congresso, que acontecerá, como sempre o fizemos, em 3 etapas: as etapas locais, que tiveram início em 02/02 e irão até o dia 10/04; as etapas regionais que irão de 04/05 a 01/07;  e a etapa estadual prevista para acontecer entre 17 e 22/08/15 em local a ser definido.

Contudo, para que esse Congresso alcance o resultado que esperamos, é fundamental a participação de todos, sindicalizados e não sindicalizados, nas etapas locais.  É nesse momento que toda a direção do sindicato estará conversando e, sobretudo, ouvindo suas críticas em relação ao SUS e ao nosso sindicato.

Sabemos que temos muitos problemas em nossa organização e estrutura sindical. E esse é o momento de você opinar, discutir com seus colegas e ter registrado suas opiniões para que os delegados das etapas regionais e estadual possam continuar debatendo críticas, mas, sobretudo, propostas.

Não há limite de tema.  Dentro do eixo O SUS QUE TEMOS E QUEREMOS e o SINDICATO QUE TEMOS E QUEREMOS, você poderá discutir desde as questões das terceirizações, do assédio moral, do atendimento privado nas unidades públicas, até as questões de organização sindical no local de trabalho, as questões administrativas e financeiras do sindicato; a nossa comunicação com os trabalhadores; os resultados das nossas lutas; as condições da saúde do trabalhador, as nossas assembleias etc. etc. e o que precisamos fazer para enfrentarmos os 20 anos de entrega da Saúde Pública (SUS) para o setor privado no Estado de São Paulo.

Procure o(a) Diretor(a) do SindSaúde-SP em sua região.  Veja dia, hora e o local do Congresso nos locais de trabalho.  Qualquer dificuldade, entre em contato com a nossa sede que informaremos, também, sobre as datas do Congresso nos locais de trabalho.

Deixe um comentário