Notícias

SinPsi: 45 anos de luta pela categoria

Nesse dia 20 de agosto o Sindicato dos Psicólogos de São Paulo completa 45 anos. Em todo esse tempo, passou por períodos sombrios de pouca democracia e tempos de esperança, mas nunca deixou de lutar pela categoria e por uma sociedade mais igualitária.

Em um momento como esse, de forte cerceamento das lutas sociais e desmonte do Estado brasileiro, É essencial que mais e mais profissionais se unam à luta do sindicato. Essa é a visão da presidenta do SinPsi, Fernanda Magano.

“Uma história é construída com muita dedicação. O Sindicato dos psicólogos, nesses 45 anos de existência, contou com bravas guerreiras e guerreiros para sua construção. É uma entidade de classe na luta pelos direitos trabalhistas e sociais. No momento que passamos no país, é fundamental que estejamos juntos para fazer os enfrentamentos necessários a conjuntura”.

Hoje a luta do sindicato está alinhada com o direito das minorias e contra a lógica manicomial que está voltando à tona em todo o Brasil. A psicologia tem de estar ao lado dos LGBTQIA, que sofrem todos os tipos de violência ligada a gênero. O Brasil ainda é o país que mais mata transexuais no mundo e a psicologia tem papel fundamental nesse enfrentamento.

Também estamos ao lado da luta dos negros e negras por mais igualdade na sociedade, na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente e contra qualquer tipo de política punitivista nesse sentido.

Ao mesmo tempo, políticas que reforçam a lógica da punição ao usuário de drogas aparecem por praticamente todo o país, retrocedendo em alguns avanços que tivemos na direção de uma política progressista nessa questão.

Por mais 45 anos de luta, temos que estar juntos pela defesa de uma sociedade mais solidária e inclusiva.

Deixe um comentário