Notícias

SinPsi apoia campanha cutista contra terceirização

Todos podem aderir ao abaixo-assinado do Fórum de Defesa dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização

Acompanhando os últimos debates sobre o problema da terceirização no Brasil, o SinPsi divulga a cartilha “Não Precarizar”, lançada pela CUT em 2009, mas ainda bastante atual, uma vez que fala de terceirização no contexto de lutas gerais da Central, em defesa da manutenção e ampliação dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e, de forma específica, na sua estratégia de enfrentamento da precarização das relações de trabalho. 

O presidente do sindicato, que também é secretário de Relações do Trabalho da CUT/SP, esteve na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no dia 16, e falou sobre a gravidade do problema, na audiência pública “Precarização do Trabalho – Desafios e Perspectivas”.

“O projeto permite que qualquer atividade seja terceirizada, sem distinção entre atividades-fim e atividades-meio”, explica Giannini, alertando para o fato de que a terceirização já é uma realidade nefasta no Brasil e que “há um abuso nesse expediente, como comprovam os dados e a fiscalização do trabalho. Hoje, 22% da mão de obra brasileira está terceirizada. Com a aprovação, não ficará pedra sobre pedra no edifício das relações de trabalho”, disse.

Na ocasião, a CUT/SP apresentou a proposta de criação do Fórum Paulista em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização, que terá foco em ações e numa agenda específica para São Paulo, sobretudo porque o Estado concentra terceirizações no serviço público, entre outros setores. Se aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 4330/2004, que pretende normatizar as terceirizações, será um desastre para as relações de trabalho do Brasil, estimulando o emprego precário, a “quarteirização” e promovendo retrocesso no desenvolvimento econômico do país.

O material traz subsídios para o debate e ação sindical e é resultado do acúmulo da CUT a respeito do tema. Para baixar, clique aqui.

Fórum em Defesa dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização divulga abaixo-assinado contra os males da terceirização ao trabalho decente. Clique aqui para registrar sua adesão.

Deixe um comentário