Notícias

SinPsi convoca para o pipaço contra a redução da maioridade penal, dia 28

No dia 28 de outubro, sábado, às 10h, acontece o Pipaço contra a Redução da Maioridade Penal, no Parque da Juventude, zona norte de São Paulo. O evento tem organização da Frente Nacional contra a Redução da Maioridade Penal e 15 co-organizadores, dentre eles o Sindicato dos Psicólogos de São Paulo (SinPsi), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Pastoral da Juventude.

O SinPsi convoca toda a categoria a se engajra neste importante ato. O sindicato é veementemente contra a redução da maioridade penal. A Psicologia tem muito a contribuir com o tema, uma vez que a adolescência é uma fase de transição, se dá quando o sujeito deixa a infância e inicia uma busca pela própria identidade individual e de grupo. É um momento de condições peculiares de desenvolvimento, que envolve transformações físicas e psicológicas.

O que está em jogo na discussão da é: queremos colocar as crianças e a juventude no banco da escola ou no banco da cadeia?

Dessa forma, o Pipaço vem para conscientizar a população sobre a importância de pressionar o Senado a não prosseguir com o andamento da PEC 33/2012, que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. A próxima votação está prevista para o dia 1º de novembro.

Frente

Criada em 2014, a partir da união de organizações coletivos, fóruns e militantes dos Direitos Humanos, a Frente Nacional contra a Redução da Maioridade Penal vem promovendo diversas atividades em todo o Brasil e em alguns países. A bandeira levantada é a da efetivação de políticas públicas de proteção básica, melhor saída para uma juventude sadia e feliz.

A vida da juventude e dos adolescentes não podem esperar. O Senado adiou a votação da PEC 33/2012, o que já demonstra uma parcial vitória. Agora é hora de impedir mais um grande retrocesso na História brasileira. Reduzir a maioridade penal é atacar apenas o efeito, sem resolver a causa.

Por isso, a população paulistana está convocada a levar sua pipa ao Parque da Juventude (Av. Cruzeiro do Sul 2630, Carandiru, São Paulo – SP) e bradar por menos cadeias e mais escolas. A juventude, em particular a negra, quer viver.

Acompanhe o evento criado no Facebook, clicando aqui.

Deixe um comentário