Notícias

SinPsi faz apresentação na entrega de CIP de profissionais de Sorocaba e região

A subsede de Sorocaba do CRP/SP realizou, nesta quinta-feira (27/2), às 10h, a primeira entrega de Carteiras de Identidade Profissional (CIP) de 2014. Estiveram presentes cerca de 20 recém-formados, de diversas cidades da região, que é composta por mais de 4 mil psicólogas (os) ativas (os).

Na oportunidade, foi apresentado o Sistema Conselhos, com representantes da Comissão Gestora, Assistência Técnica e Administrativa. O SinPsi também fez sua apresentação. O dirigente Vinicius Saldanha citou as atribuições e a história do sindicato, esclarecendo dúvidas sobre Contribuição Sindical (obrigatória) e Filiação Sindical (optativa), contextualizando o terreno sociopolítico no qual se dão as ações sindicais.

“A entrega de uma identidade profissional é sempre um momento importante, seja para quem recebe, seja para quem entrega. Para nós, é a oportunidade de pontuar aos novos psicólogos o compromisso histórico da Psicologia com temas amplos de nossa sociedade e também para que se reconheçam como classe trabalhadora, que se identifiquem com a luta e participem ativamente dela”, analisou o diretor do SinPsi, lembrando também da importância sobre informar e orientar sobre o mercado de trabalho.

Nas apresentações, os Projetos de Lei das 30 horas e do Ato Médico II ganharam destaque, por demandarem especial mobilização da categoria neste ano.

A psicóloga recém-formada Thaiga Momberg, após receber sua CIP, considerou importante a proximidade de novos profissionais com as entidades de Psicologia.

A contribuição do SinPsi foi bastante significativa, pois nos permitiu conhecer os benefícios de quem é filiado e a importância de contribuir para as ações em prol de nós, trabalhadores. O encontro me ajudou a confirmar a visão que eu tinha sobre a Psicologia socialmente engajada. Quero zelar eticamente pela profissão e trabalhar pela coletividade”, disse Thaiga.

Tanto o Conselho quanto o SinPsi forneceram materiais impressos, incluindo a edição atual do PsiComunicando, informativo impresso do SinPsi.

Deixe um comentário