Notícias

SinPsi presente na discussão das DCNs em Brasília

O Encontro Nacional do Ano da Formação em Psicologia, ocorrido nesse sábado dia 5 de maio de 2018, ocorreu em Brasília e reuniu psicólogas e psicólogos, trabalhadoras e trabalhadores e estudantes da Psicologia para discutir as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Psicologia. Houve uma mobilização anterior intensa, de encontros preparatórios, iniciados em novembro de 2017. Todos os Estados se mobilização para essa construção coletiva.

120 propostas foram trabalhadas e distribuídas nos grupos de trabalho,   que agora em número menor, serão submetidas à consulta nacional, por meio dos canais das entidades nacionais coordenadoras do processo de discussão – o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep) e a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi). O SINPSI também fará essa divulgação. “Perfil do egresso”, “licenciatura”, “concepção geral da formação”, “estágios”, “pesquisa”, “extensão”, “metodologia de ensino e sistema de avaliação”, foram os grupos de trabalhos onde as pessoas puderam lapidar as propostas vindas das etapas regionais. O trabalho posterior a isso, foi a votação na plenária. Acabamos os trabalhos por volta das 18h30. Foi um dia intenso e gratificante.

Na mesa de abertura estavam o atual presidente do CFP, Rogério Giannini, que chamou a atenção na sua fala para as crise das instituições no Brasil e destacou a importância da psicologia na defesa da democracia “sem democracia não há politicas públicas”; a representante da ABEP, professora Ângela Soligo, que afirmou que estarmos vivendo ataques à educação em todos os níveis, inclusive à superior; e Fernanda Magano, da FENAPSI e do SINPSI, que lembrou todo o esforço de aprimoramento das diretrizes que foi feito sob a orientação do Conselho Nacional de Saude (CNS), de rever as diretrizes curriculares dos cursos da Saúde regulamentadas. São 14 profissões, conforme resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS), de 1998.

O evento contou com cerca de 120 participantes contando com delegadas (os) eleitas nos processos preparatórios, comissão de organização, convidadas (os) e funcionarias (os).

Deixe um comentário