Dia 09/02/2019 a FEASP (Frente Estadual da Luta Antimanicomial) realizou o Lançamento Estadual do Relatório de Bauru. O Sinpsi esteve presente na organização do Encontro de Bauru que celebrou os 30 anos da carta de Bauru e também participou da organização e evento de Lançamento Estadual do Relatório.
A luta antimanicomial tem sido orbitada por desastrosas medidas do governo golpista e do atual (des)governo, assim, as falas da mesa tiveram, por todos ,o destaque da nota técnica(11/2019) que saiu na semana passada, a plenária ressaltou, por vezes, em como ter posição de resistência para quem está na ponta final dos nossos cuidados, no entanto , enquanto muitos de nós estão iludidos com as propostas vazias deste (des)governo. A luta está casa vez mais difícil, defendemos direitos dos usuários, conquistados há muito tempo, e que tem sido paulatinamente desrespeitados. Foram feitas denúncias sobre as atrocidades da forma indigna de tratamento em saúde mental, como, por exemplo, a volta da eletroconvulsoterapia.
Muito importante ressaltar que a Nota Técnica tende a minimizar os cuidados do tratamento em saúde mental e é fácil prever que o trabalho dxs Psicologxs será comprometido. O Sinpsi está de portas abertas pra todxs aquelxs que quiserem unir forças contra este açoitamento da Saúde mental.