destaque, Notícia

SINPSI: quase meio século de lutas e conquistas

Fundado em 20 de agosto de 1973, o Sindicato dos Psicólogos de São Paulo completa nesta sexta-feira, 48 anos de existência, lutas e conquistas sempre em defesa da categoria e em busca de uma sociedade mais justa.

Foram muitas as batalhas nesse período, houve tempos de incerteza, mas a dedicação da maioria dos dirigentes sempre apontou para a construção de uma entidade classista, de defesa dos direitos trabalhistas e sociais.

O Sindicato atua em todo o Estado de São Paulo, com sua sede na capital paulista e sedes e representações regionais. Atuamos em diversas frentes de luta: contra a política manicomial de exclusão dos diferentes, ao lado dos LGBTQIA, que sofrem todos os tipos de violência ligada a gênero e das minorias, em defesa do ECA, da psicologia como fator de mudança social e não apenas tratamento individual, do combate às políticas punitivas para usuários de drogas, entre outras tantas bandeiras.

Mas também lutamos, e muito, em defesa da categoria, pela jornada de 30 horas, para não haver retrocesso de direitos nesses tempos sombrios, pela valorização profissional constante, negociamos com dezenas de entidades patronais todos os anos para estabelecer acordos que garantam nossos direitos e avance em nossas conquistas. São 48 anos de muita história, de muitos personagens e desafios. E vamos prosseguir nessa caminhada, tornando o Sindicato cada vez mais forte e representativo de nossa categoria, da qual temos muito orgulho de pertencer.