Notícias

Sorocaba e região debatem a importância do sindicato para a categoria

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 22 de julho, o “Encontro no Fórum dos Psicólogos e Psicólogas de Sorocaba e Região do Departamento Regional de Saúde (DRS) XVI”. Com periodicidade mensal – sempre na quarta segunda-feira do mês –, o evento abre espaço para debate de pautas de interesse da categoria. A edição de hoje teve como objetivo conscientizar os psicólogos daquela região sobre as atribuições de um sindicato.

O Sindicato dos Psicólogos representa os profissionais de psicologia em busca de condições adequadas de trabalho em amplo sentido, com jornadas e salários adequados e valorização profissional, de modo que permita o exercício técnico e ético da profissão. Tais interesses devem estar articulados aos interesses mais amplos da sociedade. Assim, suas principais frentes de organização e ação devem primar pelo estabelecimento da democracia participativa e universal, pelo fortalecimento das políticas públicas e pela garantia de direitos.

“O Encontro expôs e discutiu a conjuntura política, social e econômica em nível internacional e nacional, visando contextualizar o terreno no qual se desenrola atualmente nossa luta”, afirmou o dirigente sorocabano do SinPsi, Vinicius Saldanha.

A conjuntura nacional mostra intensificação da disputa entre as forças mais progressistas, que representam a categoria, e as forças conservadoras, autoritárias, que ameaçam as conquistas populares e ferem os princípios da cidadania e da democracia participativa, defendidos pelo movimento sindical.

Os temas mais recorrentes na fala dos profissionais foram redução da jornada de trabalho, equiparação salarial e melhorias nas condições de trabalho, que vão desde a valorização do psicólogo até o fortalecimento dos equipamentos e das políticas públicas nos quais estão inseridos. Também se identificou que boa parte dos ali presentes encontra-se isolada, principalmente em municípios menores, onde é comum a existência de poucos ou até mesmo de um único profissional psicólogo.

“Por isso a importância em se fortalecer os espaços de discussão regional. Precisamos de mobilização em relação às pautas centrais, sem deixar de observar atentamente a singularidade de cada contexto. Notei certo anseio por um estreitamento dos laços com o SinPsi, entidade representativa na região e base para fins de orientação, mobilização e negociação”, refletiu Saldanha.

Cenário regional

Sorocaba e região têm vivenciado um processo de conquistas no que diz respeito à Luta Antimanicomial, como a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) – sobre o fechamento dos manicômios da região e a implantação da rede substitutiva. Porém, a fala dos profissionais denunciou que tanto o processo de desospitalização quanto o de implantação da rede substitutiva se dão a passos lentos, ferindo os direitos dos usuários e respectivos familiares dos serviços e dos profissionais envolvidos, dentre eles psicólogos e psicólogas.

A implantação da rede substitutiva, tal como preconizada, ampliaria a inserção do psicólogo no mercado de trabalho, assim como de outras profissões afins, além, é claro, de resultar em melhor atendimento à população.

“Debater a conjuntura política junto aos profissionais é nosso dever de casa. Nesse contexto de disputa, acentuado por condições profundamente desiguais que ainda encontramos em nosso país, a psicologia deve permanecer engajada como protagonista crítica. Estreitando os laços com a categoria na região, com a manutenção deste e a criação de novos espaços de discussão, esperamos mais mobilização frente aos temas que nos dizem respeito”, concluiu o dirigente.

Além de Sorocaba, participaram do Encontro psicólogos e psicólogas de Piedade, Votorantim, Tatuí, Iperó, Itu, Tietê, dentre outras cidades. São profissionais atuantes, sobretudo, no serviço público, nas redes SUS e SUAS.

Deixe um comentário