Notícias

Subsede Baixada Santista e Vale da Ribeira terá eventos pelo Dia da (o) Psicóloga (o)

Dia 27 de agosto é dia da Psicóloga. Para celebrar a data, descer para Santos é uma boa pedida. A subsede do CRP da Baixada Santista e Vale da Ribeira está com oficinas e até um sarau na programação das comemorações. Confira!

Oficina: Interfaces do Atendimento à Crianças e Adolescentes em Acolhimento Institucional

A oficina “Interfaces no Atendimento a Crianças e Adolescentes em Acolhimento Institucional” tem o propósito de debater o atendimento integral a essa parcela da população, em relação aos desafios e possibilidades de atuação da/o psicóloga/o na defesa de direitos, no acolhimento, na manutenção, no fortalecimento e/ou ressignificação de vínculos, considerando seus diferentes contextos e os processos avaliativos que devem contribuir com a inclusão social de crianças e jovens em acolhimento institucional.

Convidados:
Dayse Cesar Franco Bernardi: Mestre em Psicologia Social (PUC/SP), especialista em Psicologia Jurídica, coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica do Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo, Pesquisadora associada e membro do comitê de desenvolvimento de projetos e pesquisas do NECA – Associação dos Pesquisadores dos Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente.

Lucycleide Tavares de Almeida: Graduada em psicologia pela UNISANTOS em 2001, atua como psicóloga clínica e em CRAS e CREAS. Iniciou na área social em 1992 como educadora trabalhando com violência doméstica, exploração sexual, população de rua, tanto com crianças e adolescentes como com adultos. Atua ainda como Acompanhante Terapêutica em CAPS. Atualmente dirigi uma instituição de acolhimento para crianças e adolescentes.

Rosário de Maria da Costa Ferreira: Psicóloga, Especialista em Educação. Experiência profissional na área de direitos humanos e política de assistência social. Atuou como consultora junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR) e Secretaria Nacional de Justiça (SNJ/MJ) nas temáticas de enfrentamento à violência sexual, tráfico de pessoas e capacitação de equipes multidisciplinares de serviços de atendimento e disques denuncia. Foi servidora pública do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no período de 2008 a 2012. Atualmente, desenvolve consultorias e colabora com iniciativas organizativas e formativas no campo dos direitos humanos e da política de assistência social.

Data: 25 de agosto
Horário: 14h
Local: Universidade Católica de Santos – Auditório 310 – Av. Conselheiro Nébias, 300 – Vila Mathias – Santos

Sarau Psi Baixada
Se você faz música, poesia, fotografia, escultura ou outra manifestação artística, participe do Sarau Psi Baixada em comemoração ao Dia da (o) Psicóloga (o).

Inscreva sua apresentação até o dia 25 se agosto pelo e-mail baixada@crpsp.org.br, informando e-mail, telefone de contato e detalhes sobre sua performance.

Se quiser apenas conferir a arte de suas (seus) colegas de profissão e apreciar uma boa música ao vivo, você também é muito bem-vindo! Para participar, inscreva-se pelo site http://www.crpsp.org.br/diadopsicologo/

Data: 27 de agosto
Horário: 18h30
Local: Espaço de Arte Casarão Santa Cruz – Rua Almeida de Morais, 45 – Vila Matias – Santos

Oficina: Revisando a Prática na Psicologia Clínica

A prática clínica da Psicologia exige, como as demais áreas de atuação, a capacitação constante e o empenho da/o psicóloga/o em guiar-se por princípios éticos.

Diante da diversidade de situações que são encontradas na atuação clínica e psicoterapêutica, e do risco de isolamento da/o profissional em relação à sua categoria, é de grande importância o debate sobre aspectos éticos e técnicos, incluindo-se as orientações direcionadas à produção de documentos escritos.

Convidamos as/os psicólogas/os a esta oficina, esperando contribuir para a qualificação e aperfeiçoamento da clínica.

Convidados:
Leandro Gabarra: Especialista em Competências Gerenciais Públicas. Psicólogo Social no Centro Educacional Marista Ir. Rui / Ribeirão Preto SP. Educador Social e Psicoterapeuta. Conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ribeirão Preto. Membro da Comissão de Ética CRPSP.

Thais Seltzer Goldstein: Psicóloga com Aprimoramento em Saúde Mental Multiprofissional, Mestre em Antropologia da Saúde e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Já atuou como psicóloga em diferentes Centros de Atenção Psicossocial e também na Marinha do Brasil. Trabalha há 17 anos como psicoterapeuta (de orientação fenomenológica-existencial) e há 7 anos, como docente e supervisora de estágios em diferentes cursos de Psicologia. Em suas pesquisas e publicações, têm se voltado para os modos de produção e enfrentamento dos sofrimentos contemporâneos, buscando as interfaces entre Psicologia, Política, Cinema, Teatro, Educação etc. É membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade – Núcleo Baixada Santista.

Data: 28 de agosto
Horário: 15h
Local: UNISEPE/FVR – Faculdades Integradas do Vale do Ribeira – Rua Oscar Yoshiaki Magário, 185 – Jardim das Palmeiras – Registro

Oficina: Psicologia e Envelhecimento

Data: 16 de setembro
Horário: 15h
Local: Universidade Católica de Santos – Av. Conselheiro Nébias, 300 – Vila Mathias – Santos
Inscrições pelo site: http://www.crpsp.org.br/diadopsicologo
Informações: (13) 3235-2324 ou baixada@crpsp.org.br

Eventos gratuitos. CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

Promoção:
Conselho Regional de Psicologia SP
Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira

Apoio:
Universidade Católica de Santos – UNISANTOS
UNISEPE/FVR – Faculdades Integradas do Vale do Ribeira

Deixe um comentário