Em destaque

VIII Congresso da Ulapsi

As entidades membros da ULAPSI reunidas em seu VIII CONGRESSO LATINO-AMERICANO, sob o lema “Fortalecendo o Compromisso de uma Psicologia Latino-Americana que Contribui para o Bem-Estar Social”, fazem o seguinte pronunciamento.

Em primeiro lugar, a ULAPSI agradece, reconhece e parabeniza o trabalho desenvolvido pelas psicólogas e psicólogos de suas entidades associadas. Estendemos a todos profissionais da Psicologia que assumiram e continuam a assumir as exigências dos nossos povos. Conseguimos tornar visíveis as capacidades e potencialidades da Psicologia Latino-americana em situações nas quais o bem-estar e a saúde psicológica das pessoas foram fragilizados.

Em segundo lugar, chamamos a atenção para o fato de, no contexto desta pandemia, termos assumido o trabalho profissional em condições de excesso de demanda, que enfrentamos a partir do empenho da nossa disciplina. No entanto, queremos evitar o risco de que essa demanda excessiva seja manipulada pelos círculos de poder e se consolide como uma condição de trabalho naturalizada, com a qual um ato de sensibilidade e solidariedade humana se transforme em situação de exploração do trabalho.

Por fim, instamos todas as nossas entidades a seguirem com os intercâmbios e a valorizarem as aprendizagens produzidas durante este período em todas as áreas da prática profissional e científica da psicologia. É fundamental socializar o que já foi feito, difundir e incorporar na formação dos profissionais das instituições de Ensino Superior.

Devemos nos apropriar das boas experiências de forma ampla e para isso a Ulapsi convoca suas entidades a promoverem esses aprendizados em favor dos setores mais vulneráveis e dos próprios profissionais da psicologia.

A saída da pandemia não pode ser retroceder, mas AVANÇAR.

Latinoamérica, junho de 2021.

Unión Latinoamericana de Entidades de Entidades de Psicologia (Ulapsi)

Deixe um comentário