Notícias

Violência será discutida no VI Seminário de Direitos Humanos, que acontece a partir de Domingo (21)

Para discutir o provável aumento de atos violentos no Brasil, além de denunciar e combater as saidas criminalizantes e violadoras dos direitos humanos que têm sido adotadas, será realizado, em Brasília, o VI Seminário de Psicologia e Direitos Humanos “Nenhuma forma de Violência Vale a Pena’, de 21 a 23 de junho.

O Seminário reúne psicólogos na luta pelo fim da violência nos locais de isolamento, nas instituições, contra a intolerância à diversidade cultural, sexual e racial, e contra a criminalização dos movimentos sociais.

Os temas estão divididos em três mesas que devem não apenas refletir as preocupações da Psicologia mas, também, aprofundar os debates propostos pela campanha “Nenhuma forma de violência vale a pena”. São eles: Violência institucional e violência nos locais de Isolamento; Intolerância às Diversidades Culturais, Sexuais e Raciais; e Criminalização dos movimentos sociais.

Segundo a coordenadora da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP, Ana Luiza Castro, as expectativas para o evento são de “continuar articulando ações de direitos humanos com os Conselhos Regionais de Psicologia, discutir as razões do suposto aumento da violência no Brasil e no mundo, além de aprofundar saídas para a criminalização, penalização, situações de prisão, entre outras questões”, afirma.

Edgar Morin
A abertura do evento será realizada pelo sociólogo e um dos maiores pensadores contemporâneos da atualidade Edgar Morin, na conferência com o tema “Política de Civilização, Política da Humanidade”, no domingo (21), às 20h. Até o momento, há cerca de 400 inscritos somente para a conferência.

Confira a programação completa e inscreva-se até o dia 21 em http://seminariodh.pol.org.br/

Deixe um comentário