Notícias

XIII Mês do Orgulho LGBT de São Paulo – Confira a programação especial para este mês

A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo realiza uma programação de eventos para comemorar o XIII Mês do Orgulho LGBT da Cidade, que inclui o Ciclo de Debates, com o tema “Construindo políticas para LGBT”. Confira a programação completa no site www.paradasp.org.br.

O objetivo do Ciclo é aprofundar a reflexão acerca do tema proposto para a 13ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – “Sem homofobia, mais cidadania” – Pela Isonomia dos direitos!”), apontando caminhos para o movimento social e para quem age em prol da igualdade e da plena cidadania, propiciando o debate entre expoentes de destaque em diversos campos do conhecimento relevantes para a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Os principais assuntos abordados serão os direitos dos LGBT nas esferas estadual, federal e internacional, o sistema judicial, a situação dos LGBT na periferia, a família, a religião e o mercado de trabalho.

O CRP SP é parceiro da Associação neste trabalho e reservou dois dias para conferências e exibição de filme. Confira:

Evento: Sexualidade e Gênero: Diálogos entre a Psicologia e a realidade LGBT nos 10 anos da Resolução CFP 01/99

Realização:
Conselho Regional de Psicologia de São Paulo-CRP SP
Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo-APOGLBT

Data: 6 de junho de 2009 (sábado)
Horário: das 13h30 às 20h30
Local: Auditório do CRP SP
Endereço: Rua Arruda Alvim, 89, São Paulo (próximo ao Metrô Clínicas).
Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo-APOGLBT

Entrada gratuita, sem inscrição antecipada, espaço limitado a 120 participantes.

PROGRAMAÇÃO

13h às 13h30 Credenciamento

13h30 às 14h Mesa de abertura

14h às 16h30 Mesa 1:
A despatologização da orientação sexual: O papel da resolução 01/99 e o enfrentamento da homofobia
Coordenadora: Sandra Sposito (CRP SP)
Palestrantes:
Graciela Haydée Barbero (UFMS)
Psicóloga psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, professora concursada da UFMT/CUR desde 2006. Trabalhou em clínica psicanalítica por muitos anos e atualmente coordena a Clinica-Escola (CePraPsi) do curso de Psicologia da UFMT/CUR.

Fernando Teixeira (UNESP – Assis)
Psicólogo, professor assistente doutor na Unesp de Assis, atuando na graduação e na pós-graduação. Trabalha nas áreas da Psicologia Clínica e Social com os seguintes temas: homofobia e processos de subjetivação, educação de professores; homoparentalidade; adoção; prevenção às DSTs e HIV/Aids; Psicanálise e estudos de gênero. Desde 2000 é membro da ONG NEPS, atuante em Assis.

Paulo Reis dos Santos (Centro de Referência de Campinas)
Coordenador do Centro de Referência GLTTB da Prefeitura Municipal de Campinas, primeiro serviço público destinado a ofertar assistência social, jurídica e psicológica a essa população; mestre em Educação pelo Grupo de Estudo Interdisciplinar em Sexualidade Humana-GEISH da Faculdade de Educação da Unicamp e um dos fundadores do grupo Identidade.

16h30 às 17h Coffee

17h às 19h30 Mesa 2:
A patologização da identidade de gênero: debatendo as concepções e as políticas públicas
Coordenadora: Ana Ferri (APOGLBT)
Palestrantes:
Wiliam Siqueira Peres (Unesp de Assis)
Psicólogo, professor do Departamento de Psicologia Clínica e orientador do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unesp de Assis; mestre em Psicologia pela Unesp de Assis; doutor em Saúde Coletiva – IMS/UERJ, Lides do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Sexualidades-GEPS/CNPq.

Maria Angélica Fonseca Soares (Campinas)
Psicóloga, formada em 1982 pela PUCCampinas. Psicoterapeuta, atende pessoas transexuais há 19 anos. Em consultório particular, acompanha transexuais em Psicoterapia, incluindo o pré e pós-operatório, em cirurgias de redesignação sexual. Especialista indicada para acompanhamento do processo transexualizador do SUS, do Ministério da Saúde. Especialista em violência doméstica contra crianças e adolescentes pela USP (Lacri/USP). Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS da Prefeitura Municipal de Campinas.

Alexandre Santos
Educador infantil, militante do movimento LGBT desde 2003, integrante do GT do Ministério da Saúde que orientou o processo de transgenitalização no SUS, integrante do Coletivo Nacional Transexuais até 2008, integrante do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de São Paulo, membro do GT GLBT (pelo segmento trans) do Ministério da Educação até 2007, presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo.

19h30 Café de encerramento

——————————————————————————–

FEIRA CULTURAL LGBT
A 9ª edição da Feira Cultural LGBT, atividade que tradicionalmente antecede a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, será realizada no Vale do Anhangabaú, em 11 de junho de 2009, com a participação do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo em uma tenda.

Deixe um comentário