Notícias

17 de maio: Dia Internacional da luta contra a homofobia

Brasil é o país que mais mata LGBT no mundo. Data tem que ser de conscientização e luta

No dia 17 de maio de 1990, a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados à saúde da Organização Mundial da Saúde. Por conta disso, o dia de hoje é considerado o Dia Internacional da luta contra a homofobia.

Mesmo depois de 28 anos dessa decisão, a LGBTfobia é um problema alarmante no Brasil. 1 LGBT é assassinado, vítima de crimes de ódio, a cada 19 horas no Brasil, tornando o país líder desse ranking tão negativo. Além disso, é preciso também olhar para o preconceito em diversas áreas, como no mercado de trabalho e nas escolas. 

As psicólogas e psicólogos estão se movendo para alterar esse cenário e tornar a prática da psicologia muito mais democrática e tolerante. Desde 1999 o Conselho Federal de Psicologia tem uma resolução de dizendo que a psicologia brasileira não será instrumento de promoção do sofrimento, do preconceito, da intolerância e da exclusão.

Já na resolução 01/2018, profissionais de todo o país foram proibidos de realizar a chamada “cura gay”. Ela orienta @s profissionais a atuarem de modo que as travestilidades e transexualidades não sejam consideradas patologias.

Por conta disso, o dia de hoje é importantíssimo tanto para conscientizar que o respeito à diversidade tem que ser respeitado, tanto para lutar que esse cenário seja revertido.

Deixe um comentário