Em destaque, Notícias

#17 Podisn: Brasil carece de política integral para orfandade

O podcast do Sindicato tem tratado de temas urgentes para a sociedade braseira. O episódio 17 dá continuidade a um importante debate, a orfandade gerada pela covid 19 e a política genocida do governo anterior. O convidado desta conversa é o pedagogo Milton Alves Santos, coordenador da Coalização Orfandade e Direitos. O tema dos efeitos – materiais e psicológicos – da orfandade já havia sido objeto de conversa no programa anterior, que entrevistou a professora da PUC-SP, Aldaiza Sposati.

Neste atual episódio, Milton Alves avalia o atual cenário no Brasil, em que o número de órfãos pela pandemia pode chegar a 160 mil crianças e jovens, afirma que o país não está preparado para enfrentar eventos como este e que não há, efetivamente, uma política integral de acolhimento e cuidado. Milton Alves analisa, também, projetos, como os do Consórcio Nordesde e o São Paulo Acolhe, que surgiram como forma de ajuda financeira para órfãos; apesar de registrar a importância que projetos como esse tiveram em um cenário de descaso do governo federal, consideranda que foram limitados e desarticulados.

PodSin – Diálogos da Psicologia com a sociedade é um projeto do Sindicato das psicólogas e psicólogos de São Paulo, que busca refletir sobre temas da atualidade ligados, direta ou indiretamente, à Psicologia e aos processos transformadores.

Os episódios estão disponíveis pela plataforma Spotify. Clique abaixo ou acesse diretamente o link para conferir esse e outros episódios.

Related Posts