Notícias

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data, instituída em 2000, foi escolhida para lembrar um crime ocorrido em 1973, em Vitória (ES), que chocou o País pela brutalidade com que a menina Araceli Cabrera Sanches foi violentada e morta.

Em 2009, várias atividades pelo País marcam a luta pelo enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

*CFP lança cartaz*
Para reforçar a idéia de que a exploração sexual contra crianças e adolescentes não pode ser esquecida e precisa ser denunciada para que o problema possa ser superado, o CFP produziu um cartaz para Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com os dizeres “Esquecer é permitir. Lembrar é combater. Não guarde a dor. Rompa com o Silêncio”. Para ver a arte, clique aqui.

*Campanha Nacional*
O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes realizam uma série de ações de mobilização ligadas ao 18 de maio.

Em 2009, a campanha tem como tema “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. Veja aqui o material gráfico disponibilizado.

As atividades para lembrar o dia começaram neste domingo (17), em Brasília, onde cerca de 500 crianças e adolescentes se reuniram no Parque da Cidade para participar de atividades culturais.

A mobilização continua com o lançamento nacional da campanha nesta segunda-feira, 18, em Recife (PE), com pré-estréia do filme Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado, do cineasta brasileiro Joel Zito Araújo.

A cidade foi escolhida para o lançamento oficial como demonstração de apoio do Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes à equipe médica e à família da menina de nove anos que teve a gravidez de gêmeos, fruto de abusos do padrasto, interrompida em março deste ano.

Após a solenidade na capital pernambucana, a campanha e o filme seguem para outras setes cidades. Veja programação abaixo:

*Recife (PE)*
Data: 18 de maio
Hora: 20h
Local: cinema da Fundação Joaquim Nabuco, rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife (PE)

*Brasília (DF)*
Data: 19 de maio
Hora: 19h30
Local: Cine Academia , SCES, Trecho 04, Conj. 5, Lote 1B , Brasília (DF)

*Belo Horizonte (MG)*
Data: 20 de maio
Hora: 21h
Local: Usina de Cinema, rua Aimorés, 2.424, Lourdes, Belo Horizonte (MG)

*Porto Alegre (RS)*
Data: 21 de maio
Hora: 21h
Local: Unibanco Arteplex Shopping Bourbon Country, rua Túlio de Rose 80, 2º Piso, Salão 301/B , Passo da Areia, Porto Alegre (RS)

*Salvador (BA)*
Data: 22 de maio
Hora: 20h
Local: Sala de Arte, av. Reitor Miguel Calmon, S/N, Vale do Canela, Salvador (BA)

*Fortaleza (CE)*
Data: 23 de maio
Hora: 21h
Local: Espaço Unibanco Dragão do Mar, rua Dragão do Mar, 81, Fortaleza (CE)
Belém (PA)
Data: 24 de maio
Hora: 20h
Local: Cine Moviecom Castanheira, BR 316, KM 01, Lojas 289/290, Castanheira, Belém (PA)

**(Com informações da Secretaria Especial dos Direitos Humanos)**

Deixe um comentário