Notícias

1º de Maio: CUT São Paulo promove oficinas de comunicação em todas as regiões do estado

A Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT/SP) realiza nos meses de março e abril uma série de oficinas que debaterão o tema do 1º de Maio em 2014, que é “Comunicação – O Desafio do Século”. A temática foi definida com o objetivo de estimular a discussão junto a classe trabalhadora, para intensificar a luta pela comunicação como um direito humano, garantido pela Constituição Federal, e pela necessidade urgente de democratização da mídia no Brasil.

O novo marco regulatório para democratização dos meios de comunicação no Brasil, o Marco Civil da Internet e as redes sociais, além das estratégias e experiências da área no movimento sindical são os principais pontos em discussão. A primeira oficina ocorreu em 13 de março, na subsede da CUT/SP em Campinas (saiba mais no http://migre.me/iodGh), e as demais seguem até 17 de abril, com encerramento na CUT Subsede Bauru. As atividades são gratuitas e é necessário fazer inscrição prévia nas subsedes (saiba mais no calendário abaixo)

“A democracia no Brasil está diretamente ligada ao acesso à informação, mas infelizmente a informação que chega às pessoas não abrange a pluralidade de opiniões presentes em nosso país. Por isso, é fundamental que a CUT, como uma das principais interlocutoras dos movimentos sociais e da classe trabalhadora, promova o aprofundamento dessa discussão”, afirma o presidente da CUT/SP, Adi dos Santos Lima.

Para Adriana Magalhães, secretária de Imprensa da CUT/SP, uma das questões mais urgentes nesse debate é um novo marco regulatório para as comunições no país e para avançar é necessário que dirigentes sindicais e ativistas concentrem esforços na coleta para o abaixo-assinado ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática, que requer 1,3 milhão de assinaturas para apresentação no Congresso Nacional

O PL busca um novo marco regulatório para a comunicação social eletrônica, por meio da regulamentação de artigos da Constituição de 1988 (artigos 5, 21, 221, 222, 223) que garantem a pluralidade e diversidade e impedem monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação de massa, estabelecendo princípios para a radiodifusão sob concessão pública (rádio e televisão). Apesar da existência desses artigos para o setor, após 25 anos da promulgação da Carta Magna, nada saiu do papel até os dias atuais.

Os sindicatos podem se engajar nessa luta, coletando assinaturas junto a população e enviado à CUT/SP. Os materiais (folheto explicativo, íntegra do Projeto de Lei e folhas para assinatura) estão disponíveis para download neste link

Você sabia? 

Dados do estudo “Donos da Mídia” alertam para a forte concentração midiática. O Brasil tem 34 redes de TV e, destas, os cinco maiores conglomerados controlam, diretamente ou indiretamente, os principais veículos de comunicação do país. Há, ainda, 41 grupos com conjunto de empresas controlando mais de um veículo – são 551 ao todo.

Confira o calendário das oficinas no site da CUT/SP.

Acompanhe a programação e outras informações do mundo do trabalho no site da CUT São Paulo e também no hot site do 1º de Maio 2014. Basta clicar aqui.

Deixe um comentário