Em destaque, Notícias

#25 Podsin entrevista a deputada Juliana Cardoso

Podcast do Sindicato dedicou o mês de março à luta das mulheres trabalhadoras

12abr2024 – Por Norian Segatto

A ex-vereadora de São Paulo e atual deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP) foi a convidada para fechar o ciclo de entrevista do mês de março, dedicado à luta das mulheres.

Nesta conversa Juliana fala de sua trajetória política, que teve início nas Comunidades Eclesiais de Base, da igreja Católica, em Sapopemba, Zona Leste de São Paulo. Filha de pai indígena (etnia Terena) e mãe afrodescendente, ela chegou a ser a única mulher de esquerda na Câmara Municipal e conta que passou por maus bocados. Em uma das ocasiões, conta, teve que subir em uma cadeira e falar alto para ter voz em uma comissão.

Apesar de ser ampla minoria ela não fugiu dos enfrentamentos, teve várias desavenças com o vereador de direita Fernando Holiday, sofreu agressão da Guarda Civil Metropolitana e em seus três mandatos aprovou mais de uma centena de projetos de lei.

Em seu primeiro mandato como deputada federal, Juliana continua a exercer seu espírito guerreiro, que já lhe custou, inclusive, uma tentativa de cassação de mandato por ocasião dos debates do marco regulatório das terras indígenas. Para ela, Brasília é um mundo à parte, onde todos os interesses e jogos políticos se confluem.

A deputada fala também da importância da eleição municipal em São Paulo e da escolha de Marta Suplicy para ser vice de Guilherme Boulos, indicação que enfrenta fortes resistências dentro do PT.

PodSin – Diálogos da Psicologia com a sociedade está em seu segundo ano, sempre trazendo temas instigantes e personagens que têm o que dizer. Os programas são exibidos pelo Spotify e pelo canal de YouTube do Sindicato.  

Março das mulheres

Para celebrar o dia internacional das mulheres (8 de março), PodSin dedicou todo o mês para entrevistar mulheres de luta. Além de Juliana Cardoso, foram personagens deste mês a diretora da Fenapsi (Federação Nacional das Psicólogas) e membra da mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano, a líder comunitária, Vanilda Anunciação e a psicóloga e professora Thaiga Momberg.

Related Posts