Este é o alerta do psicólogo e cientista político Eduardo Mourão Vasconcelos, entrevistado do episódio #35 do Podsin
5nov2024 Por Norian Segatto
Os tempos atuais, com sua perspectiva muitas vezes sombria, requer paciência histórica, afirma o psicólogo e cientista político, Eduardo Mourão Vasconcelos, entrevistado do episódio #35 do PodSin – Diálogos da Psicologia com a Sociedade, projeto do SinPsi-SP, que busca refletir sobre temas da atualidade, ligados à Psicologia e aos processos transformadores.
Nesta conversa, Eduardo Mourão alerta sobre os riscos de o Ministério da Saúde ir parar nas mãos do Centrão na reforma ministerial, que deve ocorrer após a eleição da presidência da Câmara no início do próximo ano, dos esforços para sistematizar o rol de propostas da 5ª. Conferência Nacional de Saúde Mental, da urgência de se avançar no protagonismo de usuários e familiares na luta antimanicomial, do necessário embate ideológico e político com a direita e a extrema direita entre outros temas, que gosta de contextualizar historicamente.
Com mais de 30 livros publicados, o mineiro Eduardo Mourão, que mora no Rio de Janeiro, é doutor em políticas sociais pela London School of Economics and Political Science, pós-doutorado na Anglia Ruskin University, Cambridge (UK), professor aposentado da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador, militante do movimento antimanicomial, artista plástico e fotógrafo, além de ser um amante do Carnaval (na entrevista ele compartilhou uma impagável fantasia de coxinha).
Os episódios do PodSin estão disponíveis pelo Spotify e pelo canal do Youtube do Sindicato. Se inscreva nos canais para receber nossas notificações e acompanhar a programação do podcast.