Em destaque, Notícias

#36 PodSin, com Viviane Mosé: devemos habitar na possibilidade do esperançar

3dez2024 Por Norian Segatto

A convidada do episódio 36 de PodSin – Diálogos da Psicologia com a sociedade, Viviane Mosé, não economiza palavras ao afirmar a necessidade da regulação da internet, para ela, uma das chaves para enfrentar o avanço da direita no mundo. Segundo Mosé, os poucos bilionários do planeta controlam a mídia e manipulam desejos, vontades e opiniões de milhões de pessoas ao redor do planeta. “Quem elegeu Trump foi Elon Musk”, diz em forma de alerta para a terra de ninguém que se tornou a internet e as redes sociais e que permite a algoritmos ditarem os rumos da vida. “Temos que discutir a rede como novo espaço social”.

Fake news, guerra ideológica, limites da escola e da Educação, medicalização, vazio existencial e esperançar, críticas a Zigmunt Bauman, filósofo polonês que ela considera um porre, quase nada foge ao olhar atento de Viviane Mosé; sua vocação para reflexão (e provocação) a torna uma das mais instigantes pensadoras do contemporâneo. Nem Pedro Bial escapa, “homem bonitão, teve milhões de mulheres, aí ele começa a envelhecer e diz que tem uma doença chamada depressão, não querido, você está ficando velho, perdendo poder, deixou de ser um grande jornalista para se tornar diretor de big brother”.

Psicóloga, psicanalista, filósofa e poetisa, Viviane Mosé é doutora em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, participou como comentarista do Fantástico e do programa de Fátima Bernardes, na Globo. Participou, também, do programa Liberdade de Expressão, na Rádio CBN, e nesta entrevista ela revela o motivo de ter sido demitida da rádio.

Viviane Mosé possui cerca de 20 livros publicados entre obras de poesia e filosofia.

PodSin – Diálogos da Psicologia com a Sociedade é um projeto do Sindicato das Psicólogas e Psicólogos de São Paulo, que busca refletir sobre temas do contemporâneo, ligados direta ou indiretamente à Psicologia e aos processos transformadores.

Os episódios de PodSin podem ser acompanhados pelo Spotify pelo canal do SinPsi no YouTube. Se considerar que esse conteúdo é pertinente, deixe seu “laique” e se inscreva nos canais para acompanhar outras entrevistas e atividades do sindicato.

Related Posts