Em destaque, Notícias

3dez: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Na próxima sexta-feira, dia 3.dez, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiências (PCD). A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1992, como final dos dez anos do Programa Mundial de Ação a respeito das Pessoas com deficiência.
Segundo a diretora do Sinpsi, Valdeluce de Freitas, “são muitos os desafios das PCD que moram no Brasil, a julgar pelas políticas recentes que mostram o desconhecimento do púbico, ataques a direitos, nas políticas de cotas, pois muitas empresas utilizam de forma equivocada, se apropriando de maneira capacitista o preenchimento da vaga”.
Para ela, o caso da Educação Inclusiva é outro exemplo, pois escolhe nas habilidades da criança o que ela pode desempenhar naquela atividade. “Isso limita seu senso e desejo de aprendizagem, é outro retrocesso para nos fazer refletir sobre a forma de tratamento que as PCD recebem na sociedade. Outro exemplo é na questão da mobilidade urbana. “As ruas deixam muito a desejar, com calçadas em mau estado, postes nos passeios, falta de pisos tátil para locomoção de pessoas com deficiência visual, sinais de trânsito sonoros entre outros”, aponta Val.
Ela destaca, ainda, que “o tratamento que muitos profissionais da saúde dirigem a essas pessoas, muitas vezes fica confuso, com momentos de falas que chegam a ser infantilizadas e com excessos de cuidados. Em outros momentos lhes faltam moradias que sejam adequadas as suas condições de deficiência”.
Pessoas com alguma deficiência precisam ser respeitadas e ter tratamento digno, com representatividade no campo político, assistencial e pessoal, afinal são cidadãos, sujeitos de direitos. “Incluir as PCD, é questão de cidadania, cuidado e direitos humanos, que estão garantidos na Constituição é uma ação democrática e igualitária”, finaliza a dirigente do SinPsi.

Related Posts