Em destaque, Notícias

#4 PODSIN – Políticas transversais para enfrentar a violência contra mulheres

Por Norian Segatto

No quarto episódio do PODSIN – Diálogos da Psicologia com a sociedade, a entrevistada é Denise Motta Dau, recém-empossada secretária nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres, do também recentemente criado Ministério das Mulheres.

Mestre em Saúde Pública, Denise destacou na conversa a importância de políticas transversais (entre várias secretarias e ministérios) para o enfrentamento à violência de gênero. Como exemplo citou as ações já implementadas por sua secretaria em conjunto com a Secretaria Nacional de Autonomia Econômica, que tem à frente Rosane Silva e a Secretaria de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, sob comando de Carmen Foro. As três secretárias são oriundas do movimento sindical e ex-dirigentes da CUT – Central Única dos Trabalhadores.

Além da central, Denise atuou como secretária sub-regional da ISP – Internacional de Serviços Públicos, federação à qual o SinPsi é filiado, e foi secretária municipal de políticas para mulheres, na Prefeitura de São Paulo. Denise considera que essas experiências anteriores, principalmente na Prefeitura, foram importantes aprendizados para enfrentar o desafio de proteger as mulheres contra as diversas violências sofridas, seja nas relações pessoais abusivas ou no ambiente de trabalho.

Feminicídio em alta

O monitor de violência do Fórum Brasileiro de Segurança Pública registrou um crescimento de 5% dos casos de feminicídio em 2022, comparado ao ano anterior. Foram 1,4 mil mortes, uma a cada 6 horas, segundo o acompanhamento. Proporcionalmente, o maior índice de assassinatos ocorreu em MT (8,3 a cada 100 mil mulheres) e o menor em SP (1,8 a cada 100 mil mulheres).

Confira a íntegra da entrevista no arquivo abaixo ou no canal do Youtube do SinPsi. Inscreva-se no canal para receber outras publicações e acompanhe o sindicato pelas redes sociais.

PODSIN é um projeto da atual direção do Sindicato em comemoração aos 50 anos da entidade.

Outros episódios do PODSIN

Dimitri Sales – presidente do Condepe

Claudio Silva – ouvidor das polícias de SP

Sonia Barros – coordenadora do departamento de saúde mental do Ministério da Saúde