O ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) indicou o padre Julio Lancelotti para o Prêmio Zilda Arns, conferido pela Câmara dos Deputados.
“Não têm sido poucos os ataques contra nosso amigo e irmão Padre Júlio. O mais recente veio da deputada Janaina Paschoal. A tentativa é de atacar não apenas a trajetória e o trabalho do Padre Julio, como os próprios Direitos Humanos. Por isto indiquei Padre Júlio para o prêmio. Uma homenagem como esta é o mínimo que podemos retribuir ao trabalho e enfrentamentos que Padre Julio Lancellotti tem feito por aqueles que mais precisam”, afirmou Padilha.
Para ajudar nessa indicação está sendo feito um abaixo-assinado. Leia, abaixo a íntegra do texto e, se concordar, acesse o link e subscreva o pedido.
Abaixo-assinado
Nós, subscritos nesta petição, apoiamos a indicação do Padre Julio Lancelloti para o Prêmio Zilda Arns de 2021 como forma de reconhecimento à dedicação que tem como vigário episcopal para a população de rua da Arquidiocese de São Paulo.
Criado em setembro de 2017, o Prêmio Zilda Arns é uma forma de reconhecimento às pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas. O prêmio consiste em um diploma de menção honrosa, concedido anualmente a até cinco homenageados.
Seu nome homenageia a Dra. Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança. Conselheira no Conselho Nacional de Saúde, Zilda Arns trabalhou também no Ministério da Saúde.
Não será a primeira honraria destinada ao Padre Julio, mas sabemos que nesta conjuntura de ataque às liberdades democráticas, aprofundamento das desigualdades e retirada de direitos, ter o Padre Julio Lancelloti como premiado em uma honraria da Câmara dos Deputados será de extrema importância.