Em destaque, Notícias

5ª CNSM começa nesta segunda como marco de resistência

Com informações CNS

Começa nesta segunda (11.dez) e vai até a quinta, 14, a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio (CNSM), que acontece em Brasília. O homenageado, Domingos Sávio, foi um renomado médico neurologista e sanitarista, que coordenou a área de saúde mental no início do SUS – Sistema Único de Saúde. A Conferência, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com o Ministério da Saúde, irá propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental, e buscará fortalecer programas e ações da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em todo o território nacional.

Com o tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS” – a 5ª CNSM é fruto de um longo trabalho de mobilização e resistência, que se iniciou no enfrentamento ao boicote do governo anterior, em um período de retrocessos na Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (PNSMAD), caracterizado como contrarreforma psiquiátrica.

Eixos

A Etapa Nacional recebeu 26 Relatórios de Estados, 1 do Distrito Federal e 37 de Conferências Livres Nacionais que foram sistematizados pela Comissão de Relatoria Nacional, composta por 20 pessoas indicadas pela Comissão Organizadora da 5ª CNSM e nomeadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

O Relatório Consolidado contém 657 propostas, que serão debatidas pelos delegados e delegadas da Conferência. Essas propostas estão divididas entre os seguintes eixos:

  1. Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania;
  2. Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
  3. Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;
  4. Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Debates

A Conferência irá contar, também, com quatro mesas de debate, que irão abordar diversos aspectos dos eixos temáticos, e contará com a participação de especialistas, usuários, pesquisadores e representantes do governo, como Sonia Barros, diretora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Clique aqui e confira os demais participantes.

Participação do SinPsi

Diversas pessoas de nossa categoria e da direção do Sindicato foram indicadas como delegadas para a 5CNSM. A comunicação do Sindicato foi convidada para fazer a cobertura colaborativa do evento, em conjunto com uma equipe de jornalistas e comunicadores de diversas organizações.

Acompanhe pelo site do Conselho Nacional de Saúde e do SinPsi, os principais fatos de cada dia dessa histórica Conferência, que representa a vitória da resistência e a retomada de políticas públicas discutidas amplamente com a sociedade.

Related Posts