Em destaque, Notícias

Petição pública pede realização presencial da 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental

Entidades que lutam por políticas de saúde mental inclusivas e democráticas lançaram uma petição pública para que o governo de São Paulo realize a 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental de forma presencial para possibilitar a participação mais efetiva de todos os segmentos, principalmente dos usuários.

A 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental irá ocorrer entre 8 e 11 de novembro deste ano e deve ser um marco na defesa das políticas de saúde pública e do SUS.

A petição destaca que “19 outros estados da federação confirmaram a realização presencial das etapas estaduais, incluindo a etapa nacional que já está agendada presencialmente, o que impõe para São Paulo a realização presencial, considerando a relevância deste Estado no que consiste o cuidado em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Entendemos que os encontros virtuais podem não ser acessíveis e universais a todes, e ainda hoje nem todes têm acesso à internet e ou às ferramentas para acessá-la”.
O documento denuncia, ainda, a falta de interesse do governo em promover, de fato, a Conferência. “Sustentar a proposta de conferência virtual diante deste cenário seria um desrespeito e uma estratégia política de deslegitimação dos espaços de controle e participação social historicamente construídos no SUS e protegidos constitucionalmente, visto que o governo do Estado tem dotação orçamentária para sustentar este espaço presencial, porém parece não ter vontade política para que ele seja realizado. Lembrando da catástrofe vivenciada na última conferência de saúde mental na qual os movimentos sociais realizaram sem o investimento financeiro do Estado de São Paulo, que se recusou a chamar a etapa estadual.

Clique aqui para assinar a petição

Related Posts