Em destaque, Notícias

Conferência livre de saúde mental discute cuidados em liberdade

Como etapa preparatória da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI) realizaram no dia 20 de setembro a 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde Mental da Psicologia: pelo cuidado em liberdade e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A atividade buscou estimular a participação da Psicologia nos processos de controle social no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), problematizando as especificidades da saúde mental e a contribuição desta ciência e profissão no campo da saúde pública.

O objetivo foi engajar psicólogas e psicólogos de todo o país com atuação nas políticas públicas na área para a participação nos debates da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada entre 11 e 14 de dezembro, em Brasília.

Representando a Fenapsi, a diretora do SinPsi Fernanda Magano, que também faz parte da mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde contextualizou o processo de desenvolvimento da Conferência, que já dura três anos. “Enfrentamos muitos problemas para chegar aqui, a ponto de que a resolução que convocou a conferência nacional é a 652, em 14 de dezembro de 2020 e a conferência vai finalizar em 14 de dezembro de 2023, foram três longos anos de peleja e luta para ela poder acontecer”, afirmou.

Confira abaixo a transmissão da 1ª Conferência.

Abertura da 1ª Conferência Nacional livre de saúde mental

____________

Com informações CPF

Related Posts