O portal www.sinpsi.org, do SinPsi, não para de aumentar o número de acessos. Segundo relatório estatístico do administrador do site, em julho 60.502 internautas visitaram o portal, o dobro do total de janeiro deste ano. Em agosto os números subiram mais ainda, totalizando 78.088 acessos. E se a média diária de julho foi de 1.950 visitas, em agosto expandiu para 2.519, tendo pico de visualização no dia 22, quando houve a votação vitoriosa do Projeto de Lei (PL) da jornada de 30 horas para psicólogos na Câmara dos Deputados – 4.975 pessoas buscaram informações no site do SinPsi.
O fenômeno é resultado da profissionalização do setor de comunicação do sindicato, com padronização de conteúdo online e de uso contínuo de redes sociais, como Facebook e Twitter. A Fan Page do SinPsi, hospedada aqui, encerra a terça-feira (4/9) com 1.755 “curtidas”, enquanto o Twitter conta com 153 seguidores, como pode ser visto ao clicar aqui.
Seguindo o formato de grandes sindicatos, que possuem equipe de comunicação atuante, o presidente do SinPsi, Rogério Giannini, acredita que a comunicação sindical facilita a integração com a categoria.
“Estamos num incrível crescente de acessos. Queremos informar cada vez mais profissionais de psicologia sobre resultados de negociações coletivas, conquistas, ações e, assim, buscar mobilização para lutas a bandeiras que defendemos. Foi assim com a vitória das 30 horas na Comissão de Seguridade Social e Saúde, que teve aprovação após forte mobilização no site e nas redes sociais”, explicou.
Nova etapa
Reformulado há três anos, o portal tem passado por mudanças constantes em sua plataforma, em busca de melhor navegação, com visual moderno, links facilmente acessíveis e conteúdo variado, indo de notícias a classificados.
Mas a alta nos acessos ficou maior mesmo a partir de abril deste ano, com o início de uma nova etapa no SinPsi: a implantação de Assessoria de Comunicação. Desde então, o site é atualizado diariamente, com publicação de reportagens próprias e reprodução de outros portais, sempre trazendo conteúdo de interesse da categoria.
Dessa maneira, de abril até agosto, o acesso ao site do sindicato aumentou em 87,35%. Os piques são decorrentes de publicações especiais, como todas aquelas relacionadas ao andamento do PL das 30 horas, o envio de boletins semanais por e-mail e contatos com a imprensa sindical, gerando matérias na mídia de esquerda, como o portal Rede Brasil Atual. Para se ter uma ideia de como os números saltaram, basta ver que o ano de 2011 fechou com média de 28.112 acessos mensais ao site.
Mídia social usada como ferramenta de divulgação de ações e conquistas da categoria, a Fan Page do SinPsi, criada também em abril deste ano, é uma interface específica, eficiente e sem custo – um espaço de interação e comunicação entre os seguidores da página. Para se tornar um seguidor, basta clicar no botão curtir, no topo da página. Atualmente, cada publicação na Fan Page é vista por uma média de 360 “fãs”.
Além disso, desde 2010, o SinPsi mantém parceria com o Conselho Regional de Psicologia (CRP), publicando encarte especial no jornal impresso do órgão. A última edição impressa, distribuída em julho deste ano, traz a plataforma de luta de psicólogos e psicólogas para as eleições municipais, em linguagem direta, didática e visual leve.
Com ações de comunicação, o sindicato acredita ter mais força para mobilizações, sempre em busca de melhorias para profissionais de psicologia.
Veja abaixo os números de acessos ao site do SinPsi em 2012:
Janeiro – 30.297
Fevereiro – 34.439
Março – 38.161
Abril – 41.680
Maio – 41.256
Junho – 46.861
Julho – 60.502
Agosto – 78.088