Notícias

De 18 a 20 de outubro, Campinas sedia IV Encontro Estadual da Luta Antimanicomial

Começa amanhã (18) e segue até o dia 20 o IV Encontro Estadual da Luta Antimanicomial do Estado de São Paulo, este ano com o tema “Saúde Mental sem Barreiras: ampliando, fortalecendo e construindo a rede de cuidados!”. O evento terá sede na Fazenda Roseira, em Campinas (SP).

Os Encontros da Luta Antimanicomial têm o objetivo de reunir trabalhadores, estudantes, familiares e usuários da saúde mental, bem como movimentos sociais que atuam em defesa da Reforma Psiquiátrica e dos Direitos Humanos. É um espaço de encontro, avaliação e formulação sobre as políticas e práticas antimanicomiais, de forma a contribuir com o avanço da desinstitucionalização psiquiátrica no Brasil e com o avanço das políticas públicas na área.

Fazem parte da Comissão Organizadora do Evento usuários, familiares e trabalhadores da saúde mental, assim como o SinPsi, o Conselho Regional de Psicologia (CRP), o Ponto de Cultura Maluco Beleza e a Associação Florescendo a Vida de Familiares, Amigos e Usuários dos serviços de Saúde Mental de Campinas (AFLORE).

“Além das questões da luta antimanicomial, vamos falar sobre esse momento de retrocesso pelo qual vem passando o estado de São Paulo, com políticas que vão na contra-mão da Reforma Psiquiátrica”, diz Rafael Christofoletti, dirigente do SinPsi e coordenador da Frente Estadual Antimanicomial, que transferiu sua reunião mensal para o espaço do IV Encontro, com o intuito de valorizar o evento.

Diversas cidades paulistas promoveram encontros locais para elaborar propostas a serem discutidas, aprovadas e encaminhadas no Encontro Estadual, com o objetivo de tomarem a pauta do Encontro Nacional do Movimento da Luta Antimanicomial. Na ocasião, inclusive, sairão os delegados para o Encontro Nacional, que acontecerá ano que vem, no Rio de Janeiro.

Curta a página do evento no facebook, clicando aqui.

Deixe um comentário