Acontecerá do dia 8 a 14 de dezembro o 2º Festival de Direitos Humanos pela Cidade de São Paulo. Para celebrar o Dia Internacional de Direitos Humanos, que acontece no próximo dia 10, o evento contará com atrações gratuitas em diversos locais da cidade.
Serão sete dias de programação com foco na diversidade e na ocupação dos espaços públicos. Mais de 30 atividades vão acontecer entre elas debates, encontros e diálogos, cinema, passeios e performances um show de encerramento no Parque Ibirapuera.
No primeiro dia de atividades, acontecerá uma cerimônia de inauguração do Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos, projetado pelo artista e arquiteto Ricardo Ohtake. A obra traz os nomes de todos os mortos e desaparecidos políticos do período da ditadura e ficará no Parque do Ibirapuera.
Quatro subprefeituras receberão Diálogos sociais, que visam fortalecer as relações do poder público com a população local. Em Campo Limpo, acontecerá o debate sobre população em situação de rua, já a de São Mateus será palco do debate sobre Direito a Cidade. Brasilândia e Mooca encerrarão as atividades nos dias 11 e 13 com mesas sobre Criança e Adolescente e Imigrantes respectivamente.
Pela primeira vez, os imigrantes que vivem na cidade poderão ter acesso aos programas sociais do município e do governo federal. O cadastro poderá ser feito a partir do dia 8 no Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes (CRAI) na Bela Vista.
No dia 8 o prefeito Fernando Haddad e o secretário de Direitos Humanos Rogério Sottili vão abrir as celebrações, no edifício Matarazzo, no Viaduto do Chá.
Veja aqui a programação completa.