Notícias

A psicóloga Ana Bock fala ao SinPsi

Militante há décadas pelo avanço das políticas públicas na área de Psicologia Social, a psicóloga paulista Ana Bock falou ao SinPsi sobre a importância do envolvimento da categoria na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia e também de sua participação no evento.

SinPsi – Ana, vc foi uma das idealizadoras da 1ª Mostra. Qual a sua expectativa para a 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia?
Ana – Acho que, nestes dez anos, a profissão se desenvolveu e ampliou sua inserção social. Talvez a 1ª Mostra tenha muito a ver com isso. Assim, espero que a 2a. Mostra seja mais um reforço neste trajeto, que busca ampliar o lugar social da nossa profissão. A Psicologia precisa MOSTRAR o que faz. A sociedade ainda conhece pouco de nossas contribuições, que se ampliam cada vez mais. A Mostra é uma excelente estratégia de desenvolvimento da Psicologia como profissão. Ela diz de nossa diversidade de fazeres; de nosso compromisso com as políticas públicas e com as camadas sociais que estiveram historicamente excluídas de nossos serviços. Vejo com muita satisfação e orgulho a realização desta 2a. Mostra. 
SinPsi – Que tipo de trabalho pode ser inscrito na Mostra?
Ana – Todos os fazeres dos psicólogos e psicólogas devem estar na Mostra. Os mais conhecidos e já reconhecidos e aqueles que ainda são pouco visíveis para os olhos da sociedade. Muitos profissionais fazem excelentes trabalhos em uma diversidade grande de locais e com populações diversas, mas, muitas vezes, nem eles mesmos reconhecem seu trabalho como um fazer em Psicologia. É pricipalmente este profissional que a Mostra pretende convidar para vir apresentar seu trabalho. É no conjunto da profissão que se pode debater e avançar. A Mostra organiza as práticas profissionais, as divulga e fortalece, assim, nossa profissão. Todos os psicólogos e psicólogas estão convidados para MOSTRAR seu trabalho.
SinPsi – E você vai participar?
Ana – Já estou dentro. Fui convidada pelo Conselho Federal de Psicologia, o CFP, para compor a Curadoria da Mostra e a Comissão de Programação. Honrada com este convite, que me permite acompanhar a realização do que começamos em 2000, estarei na Mostra, orgulhosa de acompanhar novos trabalhos, profissionais que ingressaram na profissão nestes anos e novos fazeres que se desenvolveram e precisam agora ganhar visibilidade. É assim que se faz coletivamente o desenvolvimento social de uma profissão. Vamos todos para a Mostra! Não se pode ficar de fora. Temos então um encontro marcado no dia 20 de setembro, em São Paulo. Até lá.

Deixe um comentário