Em destaque

Assistência Social: Conferência gera grande expectativa

Por Norian Segatto/SinPsi

A live preparatória para a 12ª Conferência Nacional de Assistência Social, que acontece em dezembro, foi acompanhada por um bom público, com expressiva participação e grande expectativa sobre a realização do evento no final do ano.

Cerca de 240 pessoas acompanharam as mais de duas horas de conversa com representantes de várias entidades da Assistência Social. A live faz parte do cronograma de atividades (conferências municipais e estaduais), que antecedem a Conferência Nacional.

A presidente do SinPsi, Fernanda Magano, abriu os trabalhos destacando a importância da realização da live e da Conferência neste momento tão particular da história do país. Antes da intervenção dos convidados, Kezia Paz, da Ubam Musicoterapia, fez uma apresentação musical, um “esquenta” para iniciar a conversa.

Coube a Agnaldo Knevits, representante do Fórum Nacional de Trabalhadores/as do SUAS (FNTSUAS), mediar a atividade, que contou com a participação de Allan Carvalho e Sandra Barbosa, do FETSUAS-SP (Fórum Estadual de Trabalhadoras/es do SUAS); Aldenora Gonzales, do Fórum Nacional de Usuários do SUAS (FNUSUAS); Norma Carvalho, do Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social (MNEAS); Márcia Lopes, da Frente Nacional em Defesa do SUAS e Vânia Machado e Irene Rodrigues, ambas do FNTSUAS e do Conselho Nacional de Assistência Social.

Praticamente todas as intervenções enfatizaram a importância do trabalho da política pública de Assistência Social, principalmente durante a pandemia, a relevância da realização da 12ª Conferência, apesar das dificuldades logísticas e de financiamento, denunciaram as tentativas de desmonte por parte do governo federal, que vem sistematicamente cortando verbas do orçamento da Saúde e Assistência e a necessidade do engajamento do maior número possível de profissionais nas atividades preparatórias da Conferência.

A presidente do SinPsi, Fernanda Magano, ressalta, ainda, que a Conferência interessa a todos os profissionais vinculados à política de assistência social e especialmente a psicólogas e psicólogos. “Não podemos esquecer que a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos, desde 2011 reconhece o trabalho dos profissionais de psicologia no âmbito da política nacional de assistência social, ou seja, a Conferência interessa, e muito, à nossa categoria”, afirma Magano.

Clique aqui para conhecer a íntegra da Resolução CNAS 17, de 20 de junho de 2011, que ratifica a NOB-RH.    

A live terminou com um rotundo Fora Bolsonaro! entoado em coro pelos participantes. Clique aqui para assistir a íntegra do evento, que está disponível no canal do Youtube do SinPsi

EIXOS TEMÁTICOS

As representantes do CNAS apresentaram os cinco eixos temáticos que estarão em debate durante a 12ª Conferência e os eventos preparatórios:

EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteçãosocial.
EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

CALENDÁRIO

Conferências Municipais: 3 de maio a 31 de agosto de 2021

Conferências Estaduais e no Distrito Federal: 1 de setembro a 31 de outubro de 2021

Conferência Nacional: 7 a 10 de dezembro de 2021

Related Posts

Deixe um comentário