Notícias

Ato Médico faz mal à saúde!

Com bom-humor, música e principalmente muito protesto, as entidades da saúde (Psicologia, Biomedicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social e outros) mostraram mais uma vez a sua indignação contra o nefasto Projeto de Lei do Ato Médico. Dessa vez, a arena de eventos do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, ficou tomada por dezenas de milhares de manifestantes das mais variadas categorias.

O ato batizado de “Virada da Saúde” aconteceu neste sábado (27) e teve como objetivo mostrar a sociedade os malefícios que envolvem o projeto, já que ele cerceará a atuação livre de 3,5 milhões profissionais da saúde. É muito importante conscientizar a população que caso o projeto seja aprovado, os usuários do sistema de saúde serão um dos mais prejudicados, sendo que nenhum brasileiro poderá ir a um outro profissional de saúde sem passar num médico antes e depois do tratamento.

Palavras de ordem como “Exercício profissional livre, sim. Ato médico, não”, “Porque o projeto do ato médico ata a minha mão e fere a constituição” davam o tom da manifestação. Quem esteve presente na Arena de eventos do Ibirapuera pode conferir também um show de improvisação com o grupo “Sustentáculos” e um show de MPB da mais alta qualidade com o cantor e compositor “Zeca Baleiro”.

Para o SinPsi, a hora é da mobilização, já que o Ato Médico esta prestes a ser votado no Senado Federal. É muito importante que hajam outras manifestações desse nível. Conclamamos a todos a participarem do ato nacional pela rejeição ao PL do Ato Médico no dia 9 de março.

*Malefícios do PL*
O Ato Médico fere vários artigos da Constituição, sendo um retrocesso para a sociedade. Ele tenta de forma autoritária reservar aos médicos a privação de funções de auditoria, chefia, coordenação, perícia, supervisão e ensino, desrespeitando o âmbito de atuação de outras profissões de saúde.

Todos os procedimentos diagnósticos ou terapêuticos que envolvam a prevenção e os cuidados da atenção de saúde primária, secundária e terciária, terão que passar por um médico, esquecendo-se, no entanto, que diagnosticar não envolve apenas o campo biológico e que existem muitos outros procedimentos previstos como terapêuticos além do uso de medicamentos.

Sem autonomia no seu próprio campo de atuação, todos os profissionais serão apenas auxiliares dos médicos. Acontece que essas profissões, como a Psicologia, construíram seus saberes pela pesquisa e pela prática por séculos.

Não podemos deixar a uma única profissão a tarefa de decidir sobre tratamento e cuidado. O Brasil não pode abrir mão do cuidado multidisciplinar.

*Faça valer a sua voz!*

– [http://www.crefito.com.br/app/atomedico/escolhedepto.htm]Clique aqui[/] e envie email aos senadores de seu Estado solicitando que rejeitem o Projeto de Lei do Ato Médico (PL nº 7.703/2006).

– Mande uma mensagem ao Presidente Lula sobre os prejuízos que a lei do Ato Médico pode trazer à população. [http://www2.pol.org.br/main/mensagem_pl_ato_medico.cfm]Clique aqui[/]

– Veja o manifesto do Sistema Conselhos sobre o PL do Ato Médico [http://www.pol.org.br/pol/export/sites/default/pol/noticias/noticiaDocumentos/091215_Posicionamento_ato_medico.PDF]aqui[/]

– Divulgue o material da campanha “O Ato Médico faz mal à saúde”. [http://www.naoaoatomedico.org.br/paginterna/download.cfm]Acesse aqui[/]

*Fique atento!*
Haverá no dia 9 de março de 2010 manifestação nacional pela rejeição ao PL do Ato Médico. Estão sendo planejados local, horário e programação de cada evento. Acompanhe as notícias no site www.naoaoatomedico.org.br.

Deixe um comentário